Ontem o secretário de Agricultura de São Paulo, Duarte Nogueira, e representantes do Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial (PENSA/USP), apresentaram a membros da Câmara Setorial Paulista de Leite e Derivados os resultados do Mapeamento da Cadeia do Leite 2005, apelidado de Tomografia do Leite. São Paulo produziu 1,74 bilhão de litros de leite e teve consumo estimado de 7,61 bilhões de litros (32,4%) da produção brasileira. Segundo o estudo, o estado ainda respondeu por 45% do consumo de leite UHT, 31,2% do iogurte e cerca de 33% dos queijos produzido no país.
De acordo com Nogueira, todos os elos da cadeia produtiva se beneficiarão das informações. "Com esse levantamento, verificamos, por exemplo, onde estão localizadas as bacias leiteiras, que tipo de tecnologia está sendo utilizada por nossos produtores e indústria, como se dá a comercialização, o impacto do custo São Paulo e do custo Brasil sobre a produção, as formas de financiamento, ou seja, temos um retrato fiel do setor", afirmou.
O levantamento preenche uma lacuna que existia no setor, segundo o presidente da Câmara Setorial, Antonio Julião Bezerra Damazio. "Com esses dados, vamos poder nos organizar e alcançar resultados ainda melhores", comemorou.
A 2ª fase da tomografia tem início previsto para o mês de março. "Nesta segunda etapa, serão definidos projetos estratégicos para benefício da cadeia produtiva do leite em São Paulo", adiantou o secretário. As informações são da assessoria de imprensa do estado de SP.
O Mapeamento da Cadeia do Leite 2005 está disponível gratuitamente para download clicando-se aqui.
SP apresenta dados sobre cadeia leiteira no estado
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.