ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Soro de leite é opção barata para cultivos de probióticos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/04/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0
O soro de leite pode ser uma opção barata para cultivos de probióticos, segundo afirmou a Universidade Nacional da Colômbia (UNAL). Esses resíduos da indústria de queijo seriam 50% mais baratos que outros substratos comerciais usados para produzir biomassa a partir de probióticos. Os probióticos são microrganismos vivos que, administrados por meio dos alimentos em quantidades adequadas, têm uma ação benéfica sobre a saúde das pessoas que os consomem. O soro de leite, suplementado com agentes que estimulam o crescimento e a atividade fisiológica desses microrganismos é uma alternativa tecnologicamente viável para gerar biomassa láctica. 
 
Segundo Mónica del Rosario Torres Rodelo, mestre em engenharia química pela Universidade Nacional da Colômbia (UNAL), campus de Manizales, para o cultivo de bactérias do ácido lático (BAL), nutrientes essenciais como carbono, nitrogênio e outros elementos são necessários. Devido à sua natureza funcional, alguns laboratórios probióticos têm sido amplamente utilizados em setores como produtos farmacêuticos, agroindústria e alimentos. 
 
A mestre explica que "embora o meio de cultura comercial sugerido para produção industrial de biomassa probiótica seja o de Man, Rogosa e Sharpe (MRS), ele não é viável, devido ao seu alto valor, uma vez que um quilo custa em média 508.000 pesos. Com isso, surge a necessidade de procurar outras fontes econômicas de matéria-prima para a produção de lactobacilos”, comenta. 
 
Ao considerar a qualidade nutricional do soro, ela estudou a possibilidade de aproveitá-lo como uma alternativa mais acessível e econômica para o crescimento das LBA, considerando que cerca de 90% da fase aquosa total de leite utilizada na indústria de queijo é eliminado como soro de leite.
 
As informações são do Agrolink.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures