O permeado do soro de leite, um subproduto da produção de queijos, pode ser um conservante de alimentos, sugere uma nova pesquisa, à medida que a indústria busca alternativas às soluções de cloro para conservação de vegetais frescos.
"Esses resultados sugerem que o permeado do soro de leite pode ser uma alternativa promissora ao cloro para higienização de vegetais frescos", disseram os pesquisadores do Instituto Dublin de Tecnologia, na Irlanda.
As frutas e os vegetais frescos representam um segmento de mercado de rápido crescimento, e as soluções de cloro são amplamente usadas pela indústria para higienização e para prolongar a validade desses produtos. No entanto, as preocupações referentes à potencial formação de carcinogênese pelo uso do cloro tem levado à pesquisa de fontes alternativas.
A nova pesquisa, publicada no jornal Innovative Food Science and Emerging Technologies, avaliou o uso do permeado do soro de leite em soluções com várias concentrações nos indicadores de conservação do alimento, como alterações na cor e na textura, concentrações microbiológicas e teor nutricional (vitamina C e carotenóide).
"O permeado do soro de leite mostrou boa atividade antimicrobiana quando usado em um tratamento para lavagem em cenoura fatiada e alface fresca. A concentração do permeado foi um fator importante no controle do crescimento microbiano", disse a pesquisadora, Anabelen Martin-Diana.
Esta atividade antimicrobiana ocorre provavelmente devido ao pH das soluções de lavagem, sugeriram os pesquisadores, ou talvez devido à presença de peptídeos bioativos.
A reportagem é do site Foodnavigator.com.
Soro de leite: alternativa para conservação de vegetais frescos
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.