ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sistemas de produção de leite e rentabilidade: para onde caminha o Brasil?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/04/2021

1 MIN DE LEITURA

0
1

O ano começa extremamente desafiador para a produção de leite! Os preços dos grãos seguem altos e com cenário futuro ainda mais desafiador, principalmente para o milho, cuja produção de safrinha (que responde por mais de 70% da produção brasileira) corre riscos de produtividade em função dos atrasos de plantio.

Com isso, os preços futuros (veja no gráfico 1) sinalizam alta e recordes históricos, pintando um cenário difícil para produtores de leite até o final de 2021.

Gráfico 1. Preços passados e futuros do milho grão

Fonte: elaborado MilkPoint Mercado com base em dados do Cepea e da B3

Neste cenário e, também, olhando o futuro do leite brasileiro, há hoje uma forte discussão sobre os caminhos a seguir pela produção brasileira, em termos de sistema de produção.

Cresce, em todas as bacias leiteiras, o Compost Barn e sistemas mais confinados de produção, com resultados expressivos em relação a aumento da produção; por outro lado, há muitos produtores em sistemas baseados em pasto intensivo, também com bons resultados e crescimento.

Alguns questionamentos para o presente e o futuro:

  • Haverá predominância de algum sistema de produção de leite no Brasil?
  • Com o atual o futuro (curto prazo) cenário de preços de grãos, qual o nível de risco de rentabilidade em sistemas confinados, talvez mais dependentes de grãos?

Para discutir estes e outros aspectos, organizaremos no próximo Fórum MilkPoint Mercado On Line uma mesa redonda com profissionais que “sentem as dores” desta discussão na própria pele, produtores de leite que vivem a questão em seu dia a dia: Roberto Jank, da Agrindus e da Letti; Maurício Coelho, do Grupo cabo Verde; Marcelo Branquinho, da Fazenda Cobiça e Rodger Douglas, do Grupo Sete Copas

Participe você também desta rica discussão sobre o presente e o futuro da produção de leite no Brasil!

Fazendo sua inscrição no Fórum MilkPint Mercado On Line (que será realizado nos próximos dias 27 e 28 de abril), você terá acesso a esta discussão e a outros temas que ajudarão a definir as estratégias futuras de sua empresa em 2021.

Mas fique esperto: O lote vira amanhã! Aproveite a oportunidade de adquirir informações importantes e não perca o valor promocional de primeiro lote.

Faça já aqui a sua inscrição e prepare-se melhor para o incerto futuro do mercado lácteo brasileiro!

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint