ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Satélite Planet: sistema privado para monitorar desmate promete alta resolução e alertas diários

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/08/2019

3 MIN DE LEITURA

0
3

O Ministério do Meio Ambiente tem testado uma tecnologia de monitoramento privado do desmatamento da Amazônia. Essas imagens, do sistema Planet, trazem vantagens para a produção de alertas de perda florestal porque são feitas com frequência diária e apenas 3 metros de resolução, ante 10 a 30 metros dos satélites Sentinel e Landsat, os principais usados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O instituto federal faz o acompanhamento da Amazônia hoje. Questionamentos da gestão Jair Bolsonaro ao trabalho do Inpe levaram à demissão de Ricardo Galvão, diretor do órgão. A saída de Galvão do cargo motivou críticas de cientistas do Brasil e do exterior ao governo.

O satélite Planet repete imagens várias vezes sobre um mesmo lugar, aumentando as chances de se registrar um determinado desmatamento sem a cobertura de nuvens, e pode vê-lo com muito mais detalhes. Mas a desvantagem é que se trata de um serviço pago, e caro, diferentemente dos outros dois, que são de graça. E que demanda uma alta capacidade de processamento.

"Ele tem alta resolução e alta frequência, permite ver detalhes e a sequências das coisas. Mas tem tanta resolução que acaba gerando muito dado. É preciso muito mais capacidade de processamento para poder avaliar tudo", explica o engenheiro florestal Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas, projeto de mapeamento do uso do solo do Brasil que envolve uma rede colaborativa de especialistas de universidades, institutos e ONGs que trabalham com sensoriamento remoto no País.

A iniciativa trabalha, entre outros, com os dados fornecidos pelo Inpe e utiliza imagens selecionados do Planet para poder validar e qualificar a informação. "Compramos imagens para lugares específicos onde o Deter já identificou um desmatamento. É possível, claro, fazer isso para a Amazônia toda, mas é algo bastante custoso. Se o governo tem recursos para comprar isso, deveria entregar essas imagens para o Inpe. Ninguém tem melhor capacidade para processar isso hoje no Brasil do que eles", complementa Azevedo.

Ele também diferencia o que é a compra só de imagens da contratação de todo um sistema para gerar dados sobre o desmatamento - exatamente o que tinha sido oferecido ao Pará e que agora está sendo feito no MT, mas que já é feito pelo Inpe.

"As imagens poderiam ser usadas por qualquer órgão público. Hoje o Inpe não compra porque os sensores que usa são o suficientes para o trabalho realizado. O Inpe já envia milhares de alertas por ano. Só no ano passado foram 150 mil e muita coisa nem é averiguada em campo. Com mais resolução, o Planet vai enxergar ainda mais coisas a cada dia. Inclusive coisas que não são desmatamento. No Pará (onde o sistema Planet foi testado) se percebeu isso, que ele alertava até para uma árvore cortada", aponta Azevedo.

O pesquisador ressalta ainda que hoje o MapBiomas já faz um uso mais selecionado do Planet para ver com mais detalhes áreas que foram alvo de alerta do sistema Deter, do Inpe. "Pegamos os dados e fazemos um foco em alguma área de interesse, trazendo dados mais refinados para o local. E isso é oferecido de graça para quem quiser usar", diz.

Pará

O secretário de Meio Ambiente do Pará, Mauro Almeida, afirma que esse foi um dos motivos pelos quais o Estado decidiu não comprar o sistema Planet, após um período de testes. Segundo ele, o custo seria de R$ 3,5 milhões iniciais pelo serviço, mais R$ 4,5 milhões por ano em imagens. "Para nós, o que vem do Inpe foi considerado suficiente. Se eu tenho plataformas gratuitas, inclusive com o trabalho do MapBiomas, que contemplam o que eu preciso, não vou gastar essa fortuna", disse Almeida.

Entenda o caso: Bolsonaro promete divulgar "dado real" sobre desmatamento da Amazônia

As informações são do portal Terra.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures