Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇOS & PRODUÇÃO
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇOS & PRODUÇÃO
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Pro Master Milk Pro Master
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

ATeG: sistema de manejo melhora produção de leite em 107%

Adequações que não precisaram de grandes investimentos e melhoraram em mais de 100% a produção do leite. Leia mais!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 04/10/2023 - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Mudanças simples de manejo do gado trouxeram bons resultados ao Sítio Santa Helena do bovinocultor de leite Adriano Diaz, de Tangará da Serra. Nesses dois anos sendo atendido pela Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), as vacas passaram a ser tratadas na sombra e ficaram mais perto dos bebedouros. Adequações que não precisaram de grandes investimentos e melhoraram em mais de 100% a produção do leite.

Segundo o produtor rural, a família era envolvida nessa cadeia produtiva desde 2002, mas sem qualquer orientação. “Era sempre sem assistência, da nossa cabeça, fazíamos do jeito que a gente achava que era certo, ninguém nunca tinha orientado. Com a assistência do Senar-MT, todo mês vem um médico veterinário aqui em casa que entende melhor dos animais e nos ajuda muito”, destacou.

O médico veterinário é o técnico de campo credenciado ao Senar-MT, Danilo Lúcio Oliveira, que é quem acompanha toda essa evolução na propriedade. “Quando chegamos aqui em 2021, a produção era de 130L e hoje está em 270L. A produção aumentou com a mesma quantidade de vacas, apenas fazendo mudanças no manejo como o sombreamento, ração e trato dos animais”, afirmou.

Continua depois da publicidade O futuro do campo Cresce com a gente!

As orientações deram tão certo que Adriano Diaz resolveu se inscrever no Torneio Leiteiro do município, pela primeira vez. “Sempre fui convidado, mas nunca me interessei. Agora com as dicas da assistência técnica pensei que talvez tivesse uma chance e realmente deu certo”.

O produtor se empenhou tanto que decidiu acompanhar a vaca Londrina em todo o processo. “Fiquei com ela durante todo o dia, alimentando conforme o Danilo tinha orientado, fazendo o manejo que ela já estava acostumada”.

Enquanto o produtor se dedicava ao Torneio, sua esposa Daiane Regina tomou conta da propriedade. “Sempre ajudamos um ao outro, mas depois da ajuda do Senar, agora anotamos tudo no caderno, acompanhamos certinho. Ficou muito mais fácil para trabalhar”, destacou a produtora.

Metodologia

Supervisionada pelo zootecnista, Túlio Marçal, a ATeG Bovinocultura de Leite está presente em 1.616 propriedades rurais e em 75 municípios de todo o estado. Segundo o profissional, o maior objetivo é estabelecer e implantar um modelo de gestão nas propriedades, englobando todo processo produtivo para contribuir na tomada de decisão.

Continua depois da publicidade Interleite Brasil: Capacitando e fortalecendo a produção de leite no Brasil

“Acompanhamos desde o manejo com os animais, nutrição do rebanho, manejo do solo para produção de alimento até o levantamento do custo de produção para produzir um litro de leite. Assim, o técnico de campo consegue auxiliar e orientar os produtores nas tomadas de decisões dentro da propriedade”, destaca.

A ATeG é ofertada sem custo aos produtores rurais. Para participar, basta entrar em contato com o Sindicato Rural que atende a sua localidade e solicitar a demanda. Após a manifestação do interesse será analisada a logística dos atendimentos.

As informações são do Sistema Famato, adaptadas pela equipe MilkPoint.

 

 
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

CADASTRE-SE ENTRAR
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0
O futuro do campo Cresce com a gente!

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

17/06/2026

Queijo produzido a 1.600 metros de altitude rende mais de 30 medalhas a casal mineiro

16/06/2026

Leite Moça e Guimarães apostam na memória afetiva para impulsionar o pé de moça

17/06/2026

Como a China usa automação de ponta para ordenhar 5 mil vacas por dia

16/06/2026

Município de Mato Grosso bate recorde e produz maior queijo do Brasil com 3,2 toneladas

15/06/2026

Vacas paranaenses alcançam quase 200 mil quilos de leite e ganham destaque internacional

12/06/2026

Governo inicia preparativos para canteiro de obras da Adutora do Leite

BI
GlobalGen

Destaques de hoje

Marcelo Branquinho: índice zootécnico já não é diferencial na produção de leite
Milk Pro Summit

Marcelo Branquinho: índice zootécnico já não é diferencial na produção de leite

Conseleite/PR projeta valor do leite a ser pago em julho com ligeira recuperação de 1,2%
Giro de Notícias

Conseleite/PR projeta valor do leite a ser pago em julho com ligeira recuperação de 1,2%

Argentina deve ir à OMC contra o Brasil por medidas antidumping no leite em pó importado
Giro de Notícias

Argentina deve ir à OMC contra o Brasil por medidas antidumping no leite em pó importado

Carrapato no rebanho: será que o problema é o manejo?
Produção de leite

Carrapato no rebanho: será que o problema é o manejo?

A economia do apetite: como a popularização dos GLP-1 pode transformar o consumo no Brasil?
Giro de Notícias

A economia do apetite: como a popularização dos GLP-1 pode transformar o consumo no Brasil?

Alvoar investe R$ 60 milhões em Alagoas e inicia operação plena em julho
Giro de Notícias

Alvoar investe R$ 60 milhões em Alagoas e inicia operação plena em julho

MegaLeite ABS

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇOS & PRODUÇÃOCOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Interleite Brasil: Capacitando e fortalecendo a produção de leite no Brasil

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?