Sinais de alerta no mercado internacional de laticínios |
O mercado mundial de lácteos apresenta um panorama ameaçador devido à combinação da incerteza que ainda persiste sobre a pandemia da Covid-19, o aumento da produção e o fechamento comercial, além do recente acordo entre 15 nações asiáticas e o Pacífico na Parceria econômica regional abrangente (RCEP).
“As preocupações com a piora da demanda colidem com o aumento da oferta à medida que o leite inunda o mercado”, disse uma análise publicada pela especialista Sarina Sharp no site Dairy Business em Indianápolis, EUA. “As infecções causadas pela Covid-19 aumentam e ameaçam afundar a recuperação econômica. Isso provavelmente suprimirá a demanda por laticínios. Mais alunos estão aprendendo remotamente e empresas e famílias estão avaliando suas festas natalinas”, resumiu, de acordo com a tradução divulgada pelo Observatório da Cadeia do Leite Argentina (OCLA).
O artigo observa que a produção de leite dos Estados Unidos totalizou 8,4 bilhões de quilos no mês passado, 2,3% a mais do que em outubro de 2019, no mesmo nível do forte aumento anual registrado em setembro. Os produtores de leite continuam fazendo avanços impressionantes na produção por vaca, com a produção de leite 1,9% maior do que há um ano. Desde julho, a produção de leite por vaca nos EUA cresceu na taxa mais rápida desde o início de 2017. Além disso, o investimento em genética e tecnologia sugere um crescimento futuro sustentado no setor.
Quanto a outros países, Sharp disse que a produção na Europa e no Reino Unido superou a do ano anterior por respeitáveis 1,4% em setembro. A Nova Zelândia relatou um aumento de 1,7% durante o mesmo mês, enquanto a produção australiana aumentou 2%. A produção de leite argentina cresceu 3,6%. Em outubro, a produção de leite do México, principal mercado de exportação da América do Norte, cresceu 1,6%.
"Se a indústria de lácteos dos EUA vai se expandir nesse ritmo, precisaremos aumentar as exportações, mas isso será difícil com o crescimento de nossos concorrentes. O dólar fraco e os preços relativamente baixos dos lácteos devem ajudar, mas a indústria de laticínios continua a perder terreno na frente política. Esta semana, 15 nações da Ásia e do Pacífico assinaram a Parceria econômica regional abrangente (RCEP), o maior acordo de livre comércio do mundo. Os signatários incluem exportadores de laticínios, como Austrália e Nova Zelândia, e importadores importantes, como China, Coréia do Sul, Filipinas e Vietnã.”
“A grande produção de leite continua afetando os preços dos lácteos, embora os produtos em pó tenham se mostrado resilientes”, alertou a analista. O soro spot desidratado na CME ganhou 0,75 cents esta semana e atingiu 43,75 cents por libra, uma nova alta em 22 meses. Os preços do leite em pó subiram no leilão da Global Dairy Trade, mas caíram em Chicago. O leite em pó desnatado da CME caiu 0,25 cents nesta semana para US$ 1.085. As exportações ajudaram a manter os estoques de soro e leite em pó desnatado sob controle.
As informações são do CampoLitoral, traduzidas e editadas pelas equipe MilkPoint.
2 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
![]() |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
|
PAULO F. STACCHINISÃO CARLOS - SÃO PAULO - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 04/12/2020
Esse é o típico artigo que eu costumo dizer que o analista faz toda uma previsão sustentado em vários argumentos, que apresentam até alguma lógica, porém não fazem sentido com a realidade. Começou dizendo que a COVID irá enfraquecer ainda mais a demanda, depois que a produção mundial cresceu muito, concluiu que haveria excesso de oferta em relação a demanda, porém o fato real foi o aumento dos preços. Como o mercado não erra, com certeza o analista errou nas suas pressuposições.
|
![]() |
EDUARDO SALVADOR ROCHABALDIM - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 04/12/2020
Não foi mencionado nada a respeito dos insumos de produção. Milho e soja estão em falta no mercado. A Austrália vem de uma série de revezes climáticos e não tem cacife pra bancar uma demanda dessa. Tudo é muito improvável ainda.
|
MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE AGRIPOINT
Copyright © 2021 AgriPoint - Todos os direitos reservados
AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86
R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro