Simpósio da Abiq discute os desafios do setor queijeiro

Segundo dados da Abiq (Associação Brasileira das Indústrias de Queijo), a produção de queijos em 2007 deverá crescer 5,5%, totalizando cerca de 603,5 mil toneladas. Venício Ranieri Maluf, diretor de marketing da Abiq, apresentou os principais desafios do setor queijeiro durante o Simpósio da Abiq, realizado durante a feira Tecnoláctea, em São Paulo, nos dias 24 e 25 de abril.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Segundo dados da Abiq (Associação Brasileira das Indústrias de Queijo), a produção de queijos em 2007 deverá crescer 5,5%, totalizando cerca de 603,5 mil toneladas. Em 2006 a produção foi de 572 mil toneladas, representando um crescimento de 5% em relação a 2005, com um faturamento de aproximadamente R$ 3,7 bilhões.

Venício Ranieri Maluf, diretor de marketing da Abiq, apresentou os principais desafios do setor queijeiro durante o Simpósio da Abiq, realizado durante a feira Tecnoláctea, em São Paulo, nos dias 24 e 25 de abril. Segundo ele, no mercado interno a concentração de mercados varejistas e atacadistas, além do crescimento do mercado de produtos substitutos de lácteos desafiam os produtores de queijos a aprimorarem o sistema de remuneração por qualidade, reduzir os custos e adquirir novas tecnologias.

Além disso, mudanças nos paradigmas na alimentação, como os impactos futuros do crescimento da obesidade, envelhecimento da população e novos hábitos dos consumidores, como fazer refeições fora de casa, consumo de produtos diet, light, funcionais e probióticos representam desafios para aprimoração do setor junto às tendências de mercado.

O setor queijeiro visa também uma melhor organização setorial, com uma necessidade de união e articulação.

De acordo com Ranieri, há espaço para o crescimento do mercado de queijos, tendo em vista que o consumo per capita de queijos e de cálcio ainda é baixo. Para isso, é necessário intensificar o nível de comunicação com os consumidores e enfrentar a concorrência com produtos substitutos no mercado interno.

Outro assunto de importância neste momento para o setor é o andamento da Consulta Pública 71, que regula a propaganda, entre outras ações, de alimentos com elevados teores de gorduras saturadas e trans, sódio, açúcar, entre outros. Quase a totalidade da indústria de queijos (que tende a ter teores acima dos recomendados pela legislação no que se refere a gordura saturada e sódio) passaria a ter restrições sérias com propagandas.

Sendo assim, foi discutida a necessidade de maior mobilização por parte do setor queijeiro para tentar impedir a aprovação do documento. A medida também prejudica segmentos como biscoitos, sorvetes, leites, entre outros.

Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Marcelo Pereira de Carvalho
MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

PIRACICABA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/05/2007

Parabenizo a ABIQ pela realização do Simpósio e pelas preocupações expressas pelo seu diretor de marketing. Os aspectos apontados representam ameaças reais ao crescimento da indústria. A questão da legislação restringindo a publicidade é parte de um movimento global que tem origem em países europeus principalmente. O banimento da propaganda para crianças na Inglaterra resultou em efeitos claramente negativos no mercado, de acordo com 78% dos participantes do Dairy UK Cheese Summit, realizando no dia 1 de maio e que reuniu a indústria de queijos daquele país.

Hoje, lideranças locais estão procurando reverter o processo, mostrando que não há sentido em se criar uma legislação única e que acabe por englobar produtos que pouco têm relação com a obesidade infantil e que tenham papel nutricional relevante, como ocorre com os queijos.

Portanto, é fundamental que o setor se articule para que não tenhamos o mesmo tipo de cenário no Brasil.
Sandro Costa Nunes
SANDRO COSTA NUNES

ITANHÉM - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 01/05/2007

Parabéns pela matéria.

Não tinha conhecimento sobre a Consulta Pública 71, gostei da matéria e estarei daqui em diante na luta contra tal aprovação, tomando como base a regularidade na adaptação que outrossim venha a ser descutida para o setor.

Sandro Nunes
Sócio-Diretor
Latícinio Pupillo
Qual a sua dúvida hoje?