Silemg: setor perde com excesso de produção
A crise que afeta o setor leiteiro foi causada por um erro de avaliação de parte da cadeia de leite que esperava por um grande aumento na demanda mundial pelo produto. A avaliação é do diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados no Estado de Minas Gerais (Silemg), Celso Costa Moreira, que atribui este cenário ao estímulo dado para aumentar a produção, com a remuneração do leite em alta no segundo semestre do ano passado.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Segundo ele, muitos produtores apostaram que no decorrer de 2008 ocorreria uma demanda muito grande por leite, tanto no mercado interno quanto externo, e investiram na ampliação do rebanho. Porém, a forte demanda não conseguiu se manter e agora o setor enfrenta o reflexo da previsão que não se confirmou, destacou. "Para que consigamos registrar crescimento do mercado interno tudo dependerá dos preços. A indústria está tendo que baixar os preços e os produtores estão convivendo com um momento de adequação de receita", salientou.
Sobre uma possível redução na oferta de leite no mercado, o dirigente acredita que com a ajuda do governo as indústrias conseguirão estocar e incrementar as exportações dos lácteos, conseguindo equilibrar os preços. "É necessário que sejam criados estímulos para comercializar os excedentes no mercado internacional ao invés de manter esse produto no mercado interno com preços em queda", afirmou.
Entretanto, o presidente da Cooperativa Central Mineira de Laticínios (Cemil), João Bosco Ferreira, observou que está começando a ocorrer redução na oferta de leite no mercado. "Acredito que possa ocorrer uma queda em até 10% do volume para que o mercado possa começar a estabilizar. Por enquanto, o produtor vai começar a sentir a redução dos preços no bolso", afirmou.
Ferreira acredita que até o final do mês será possível fazer uma avaliação da queda. "Os produtores abateram vacas leiteiras no Triângulo Mineiro visando cobrir custos. Considero o protesto válido, uma vez que eles precisam honrar seus compromissos e os preços do leite não estão ajudando", enfatizou.
As informações são do Diário do Comércio/MG, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

LAVRAS - MINAS GERAIS - TRADER
EM 24/09/2008
Devemos ficarmos atentos e, em vindo a mesma, teremos que reduzir mais ainda a oferta, na esperança de não precisar de parar de tudo. Agora, um fato contido na materia e que não consigo entender bem, é como se dá a amplicação de rebanho leiteiro, no curto periodo de praticamente 12 meses. Para se ampliar um plantel em curto prazo, a vaca só pode ter saido de outro plantel. Conclusão, se ampliou o de "A", diminuiu o de "B", não havendo lugar para excesso, em razão disto, a produção, apenas, mudou de local, ou estou enganado.