ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Silagem de soja e de trigo: alternativas e complementos à silagem de milho

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/08/2020

3 MIN DE LEITURA

1
3

A silagem de milho é um alimento tradicional na dieta de vacas leiteiras, contudo outros tipos de silagem têm ganhado destaque, como a de soja e de trigo e podem ser complementares ou até alternativas ao milho.

Silagem de soja

É possível economizar na ração seca, o chamado concentrado proteico, com a substituição desse insumo por silagem de soja, produzida na propriedade. Além de reduzir custos, a alternativa proporciona aumento no teor de proteína do leite. Em dois anos de uso da silagem de soja na alimentação das vacas, o produtor Renato de Souza afirma que já foi possível notar melhora no índice de proteínas no leite, em análise do produto feita em laboratório.

O manejo da lavoura de soja para a silagem precisa seguir alguns cuidados. Para a produção de silagem com o teor adequado de proteína, a colheita precisa acontecer após 90 a 100 dias do plantio. O segredo é fazer um teste manual para verificar o teor de massa do grão de soja, que não deve conter água, apenas uma massa esverdeada. E é importante também não deixar passar do ponto, pois, se os grãos amarelarem, já não servem para a silagem.

Mas o engenheiro agrônomo Hélio alerta que a silagem de milho continua sendo necessária, além de manter parte da ração seca pronta, para compor uma alimentação balanceada para o gado: “Uma coisa complementa a outra. Não estamos substituindo uma silagem de milho. E sim complementando um silo mais proteico, economizando na ração seca, que são os concentrados, que é o que realmente representa o maior custo para a produção de leite, com um peso de até 27%, o que pesa bastante no orçamento do produtor. Quando o produtor vende o leite fluido diretamente para o laticínio, o valor recebido não é suficiente para cobrir todos esses custos. Por isso, essa opção de complementar a alimentação com a silagem de soja é uma boa alternativa para  a agricultura familiar”, explica o extensionista da Emater-MG.

Silagem de trigo

A grande vantagem de se utilizar a silagem de trigo é o fato de se tratar de uma cultura de inverno, que não concorrerá com as culturas de verão tradicionais do sul do Brasil ou do Cerrado, como soja, milho e feijão. Assim, surge a oportunidade de se produzir uma silagem no período da entressafra, quando, normalmente, há área disponível para isso.

A silagem de trigo é um alimento energético que pode substituir a silagem de milho na dieta do gado leiteiro.

Vantagens do uso do trigo para produção de silagem:

  • É possível fazer corte direto, ou seja, em apenas uma operação faz-se o corte, a picagem, transporte e compactação;
  • Rusticidade em comparação a outras culturas usadas no sul do Brasil, como a cevada. Isso faz com que suportem mais uma estiagem, por exemplo;
  • Maior sanidade, demandando menor aplicação de fungicidas e tolerando um solo de menor qualidade do que a cevada, que exige mais;
  • Substitui e/ou complementa o milho;
  • Pode-se fazer safrinha no inverno, o que é uma vantagem em regiões que não permitem o cultivo do milho safrinha.

Desvantagens:

O uso da silagem de trigo também tem algumas desvantagens, que são:

  • Produção menor (produz mais ou menos um terço do que o milho produziria);
  • O custo ($/kg) é um pouco mais alto do que o do milho, devido justamente à menor produção.


Assim, é importante que o produtor considere todos esses fatores para ver se seu uso encaixa-se aos objetivos de sua propriedade. Seu custo será um pouco mais alto que o do milho, mas permite que se plante soja no verão. É possível que os benefícios dessas duas culturas (soja no verão e trigo no inverno) ultrapassem os benefícios de se fazer silagem de milho no verão e pasto no inverno. Assim, o produtor deve consultar um técnico para avaliar qual a melhor opção para a sua propriedade.

Parte das informações são da Revista Rural.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ELIAS CORREA DE FREITAS NETO

LUZIÂNIA - GOIÁS - ESTUDANTE

EM 30/09/2020

qual a variedade de soja recomendado para silagem em GO ?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures