ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Setor leiteiro pede suspensão de importações do Mercosul

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/02/2021

1 MIN DE LEITURA

1
4

A Câmara Setorial do Leite e Derivados, formada por 35 instituições do setor, pediu à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para que o governo brasileiro suspenda as importações de lácteos do Uruguai e da Argentina imediatamente.

Classificadas como "predatórias", as compras do Mercosul deveriam ser tributadas, na opinião do colegiado, para amenizar o momento econômico e social "delicado" pelo qual passa a cadeia produtiva nacional.

O tema foi debatido em reunião com a ministra na última sexta-feira. "A Câmara entendeu como imperativo estabelecer medida emergencial para frear o surto de importações predatórias de lácteos do Mercosul, que desde setembro de 2020 prejudicam a cadeia produtiva", informou, em nota.

"Apresentamos à ministra pleito indicando suspensão imediata das importações de lácteos da Argentina e do Uruguai, até que os setores produtivos do Brasil e dos países vizinhos estabeleçam tratativas de convivência mútua. Como medida equitativa, sugerimos tributar os lácteos importados, da mesma forma que o açúcar brasileiro é tributado para entrar em países do Mercosul, especialmente na Argentina", diz o texto assinado pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e outras entidades.

As associações esperam que Tereza Cristina leve o tema ao conhecimento do presidente Jair Bolsonaro. Além das importações, o setor reclama do aumento das cotações dos insumos, como farelo de soja e milho, que elevou o custo da produção de toda a cadeia, a queda no preço pago aos produtores, influenciado pelas importações, segundo as entidades, e a retração no mercado dos principais derivados lácteos, como leite longa vida, queijo muçarela e leite em pó, devido ao descompasso entre oferta e a demanda.

"No caso da demanda, 2021 se inicia com um enfraquecimento devido à diminuição do poder de compra dos consumidores, especialmente após o fim do auxílio emergencial", diz a nota. Procurado, o Ministério da Agricultura informou que ainda está analisando as propostas.

As informações são do Valor Econômico.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SEBASTIAO DOS REIS XANDO

PALMAS - TOCANTINS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 10/02/2021

Faz arminha que vcs ficam ricos e saem da miséria kkkkkkkkkk

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures