Setor discute criação de mercados futuros para lácteos

Laticínios e lideranças de produtores têm analisado junto à BM&F a criação de mercados futuros para lácteos no Brasil, visando implantar o instrumento que já é utilizado há alguns anos nos Estados Unidos. O estágio atual é de definição de um indicador de mercado, que está a cargo do Cepea/USP.

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Laticínios e lideranças de produtores têm analisado junto à BM&F a criação de mercados futuros para lácteos no Brasil, visando implantar o instrumento que já é utilizado há alguns anos nos Estados Unidos. O estágio atual é de definição de um indicador de mercado, que está a cargo do Cepea/USP.

O setor já havia proposto a criação de mercados futuros para lácteos há alguns anos, mas a idéia não prosperou. A visão é que, hoje, a situação está mais propícia para viabilizar. Entre as diferenças em relação àquela época está o fato dos estudos atuais visarem o leite refrigerado e não os produtos acabados, como queijos e leite longa vida. Também, com o final dos estoques reguladores da Europa e Estados Unidos, espera-se uma volatilidade muito maior no mercado internacional, o que favorece a idéia de proteção proporcionada pelo instrumento.

No World Dairy Summit 2007, realizado na semana passada em Dublin, Irlanda, Clayton Hough, vice-presidente da IDFA, associação de indústrias nos EUA, disse que uma das bandeiras das empresas americanas junto ao Congresso do país é a ampliação do serviço para as empresas - hoje, apenas as cooperativas podem utilizar as ferramentas.

Equipe MilkPoint.
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Luiz Fernando de Mattos Pimenta
LUIZ FERNANDO DE MATTOS PIMENTA

GOIÂNIA - GOIÁS - PESQUISA/ENSINO

EM 08/10/2007

O mercado de futuros para leite resfriado sinaliza a demanda das indústrias e permite o produtor planejar com maior antecedência suas estratégias de custo de produção.

É muito bem vindo, embora tenha dúvidas de que o segmento das indústrias se interessem por ele...(principalmente por seus efeitos...). Os produtores sempre terão que ter custos flexíveis, já que os dados têm mostrado que o leite tem tido variações de preços reais muito fortes em curtos perí­odos de tempo. Quem não tiver gestão de custos não aguenta dançar com a música...
Aroldo Augusto Martins
AROLDO AUGUSTO MARTINS

EDEALINA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/10/2007

Esse é um instrumento que podemos utilizar para melhor programar nosso investimento na produção de leite, já que hoje estamos dando tiro no escuro.
João Paulo
JOÃO PAULO

MARINGÁ - PARANÁ - ESTUDANTE

EM 08/10/2007

A utilização do mercado futuro como ferramenta para a manutenção de preços ao produtor é fundamental. Preços estáveis e com menor volatilidade permitem tomar decisões de investimento de forma planejada, aumentando a eficiência da cadeia produtiva.
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