À medida que o mundo olha para uma era pós-COVID e a pandemia global começa a diminuir, as demandas dos consumidores por consciência ambiental e conveniência permanecem, trazendo novos conceitos de entrega e armazenamento de sorvetes para o segmento de congelados.
A demanda por opções de entrega perto de casa e direto na porta permanece em vigor. Além disso, os apelos para que os setores de alimentos e bebidas repensem as maneiras de fornecer, entregar e armazenar produtos agora destacaram o armazenamento de sorvetes. A exploração simultânea de novas ideias de entrega e armazenamento de sorvete faz com que os fabricantes aproveitem a oportunidade para experimentar, pesquisar e desenvolver novas maneiras de atender às necessidades dos consumidores.
As marcas de sorvete estão procurando utilizar espaços desconhecidos, ampliando para novos territórios geográficos e categorias de sorvetes e encontrando maneiras proativas de enfrentar as mudanças climáticas para atender às crescentes expectativas de conveniência, acessibilidade e sustentabilidade.
Acesso mais fácil a sorvetes
A mudança para a entrega de sorvetes conveniente e de fácil acesso fez com que uma parceria de marca se esforçasse para utilizar recursos ociosos para alcançar uma base de consumidores mais ampla e oferecer a distribuição direta de alimentos congelados.
O produtor indiano de alimentos congelados, ITC Master Chef, juntou-se ao sorvete Havmor, de propriedade da marca Lotte, para desenvolver seu modelo de negócios usando os carrinhos de sorvete deste último. Embora tradicionalmente os consumidores tivessem que visitar uma mercearia ou um quiosque, essa iniciativa disponibilizou produtos congelados em um local próximo com serviços de entrega direta em domicílio disponíveis mediante solicitação.
O modelo de entrega de sorvetes se baseia na pesquisa da agência de inteligência de mercado Mintel sobre tendências de consumo que indicam que os consumidores esperam que produtos e serviços sejam levados diretamente a eles, onde quer que estejam. “A pandemia amplificou a necessidade de opções perto de casa e direto para você para consumidores que experimentaram uma redução nas indulgências fora de casa”, disse Rushikesh Aravkar, diretor associado da Consumer Reports South APAC (Índia e Tailândia) para Alimentos e Bebidas, Mintel.
“Isso aumentou a demanda por entregas mais rápidas e acesso mais fácil, que é uma tendência que provavelmente continuará devido à imensa conveniência que oferece aos consumidores”, acrescentou Aravkar.
Aproveitando a infraestrutura não utilizada
A atenção agora se volta para saber se as marcas ao redor do mundo estão explorando as opções de entrega de carrinhos de sorvete. “A entrega do carrinho de sorvete é uma forma criativa de usar a infraestrutura existente para uma categoria para resolver um problema em outra categoria”, disse Aravkar. “Foi um bom ajuste para esta aplicação”, comentou Aravkar, em referência à parceria entre ITC Master Chef e Havmor.
A categoria de alimentos congelados ainda é uma categoria nova e emergente no mercado indiano e a aceitação está crescendo entre os consumidores. De acordo com a pesquisa da Mintel, 32% dos indianos afirmaram ter aumentado o consumo de lanches vegetarianos congelados e 26% de lanches não vegetarianos congelados durante o bloqueio do Covid-19.
“Portanto, podemos dizer que os consumidores estão se abrindo para o conceito de alimentos congelados”, compartilhou Aravkar. No entanto, para capitalizar essa oportunidade, continuou Aravkar, as marcas de alimentos congelados precisam superar o desafio logístico do número limitado de varejistas com freezers, o que dificulta uma penetração mais profunda no mercado. Torna-se importante para as marcas neste espaço criar uma base de consumidores leais, criando consciência e melhorando a acessibilidade, atingindo os consumidores à sua porta.
“A entrega do carrinho de sorvete serve aos dois propósitos: conscientização e acessibilidade”, detalhou Aravkar. “Esse canal tem penetração hiperlocal, é familiar para os consumidores, vem com freezers móveis e ajuda na entrega de novos produtos aos consumidores sem sair do conforto de suas casas, permitindo descobertas e testes para essa categoria emergente.”
Uma maneira mais quente de armazenar sorvete
A multinacional britânica de bens de consumo Unilever está explorando outro elemento do negócio de sorvetes: armazenamento. Em maio de 2022, a Unilever anunciou o lançamento de dois projetos-piloto que testariam unidades de congelamento de sorvete em uma temperatura mais alta para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, mantendo a qualidade e a experiência.
“Esses pilotos fornecerão informações valiosas sobre quanta energia podemos economizar e como nossos produtos de sorvete funcionam em freezers mais quentes para garantir que entregamos o mesmo sorvete de excelente sabor”, disse Matt Close, presidente do setor de sorvete da Unilever. “Estamos buscando ativamente colaborar com parceiros de todos os setores de sorvetes e alimentos congelados para impulsionar mudanças em todo o setor, para que o impacto positivo coletivo seja muito maior”, acrescentou Close.
Melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões de gases de efeito de estufa
A marca está lançando esses dois pilotos com o objetivo de reduzir o uso de energia e as emissões de gases de efeito estufa em aproximadamente 20-30% por freezer. A Unilever quer explorar e entender o desempenho do produto de seus sorvetes e o consumo de energia dos freezers na temperatura mais quente de -12°C. A ambição da empresa é melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões de gases de efeito estufa em toda a cadeia de frios.
A Unilever lançou o primeiro piloto na Alemanha em maio de 2022 e tem um segundo piloto a seguir na Indonésia em 2023. Após a conclusão dos dois primeiros pilotos e se for bem-sucedido, a empresa afirma que trabalhará para 'aquecer' seu freezer em outros locais gradativamente. A empresa começará em mercados onde a pegada de carbono do freezer é mais alta, para obter o máximo impacto redutor em suas emissões de carbono.
Ela espera que esses pilotos impulsionem mudanças em toda a indústria e está buscando ativamente colaborar com parceiros dos setores de sorvetes e alimentos congelados para permitir essa mudança.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidos e adaptadas pela equipe MilkPoint.
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