Alimentos que estão dentro do limite adequado de sal, açúcar, gorduras saturadas e trans receberão o selo "Minha Escolha", na parte frontal das embalagens, para permitir ao consumidor saber exatamente o que está levando para casa. O programa foi lançado oficialmente ontem (18) no Brasil e é organizado pela Choices International Foudation, entidade sem fins lucrativos com sede em Bruxelas, na Bélgica, que reúne cerca de 90 empresas em todo o mundo.
Segundo reportagem de Daniele Madureira, do Valor Econômico, até agora mais de 2 mil itens, em aproximadamente 50 países, têm o selo. No Brasil, várias empresas foram convidadas a participar, mas apenas quatro aderiram: Unilever, Perdigão, Batavo e Nutrimental.
"As fabricantes alimentícias estão preocupadas com os crescentes níveis de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares em todo o mundo", comentou o membro do conselho da Choices, Christophe Meugnier.
Os padrões do que é um alimento balanceado foram definidos a partir de orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de um comitê de dez cientistas que integra a fundação. No Brasil, a Choices ainda procura um órgão certificador.
Devido aos padrões exigidos, a Batavo, por exemplo, teve apenas uma pequena parte de seu portfólio apta a receber o selo. São duas linhas de iogurtes (Bio Fibras e Pense Light), uma sobremesa à base de frutas (Fruitier), três itens da bebida à base de soja Naturis, os leites integral, desnatado e semi-desnatado, além de um leite light com cálcio e de outro com ferro. "Estamos adaptando outros produtos ao padrão da Choices para receber o selo", avisou a diretora de marketing, Regina Boschini.
Na Unilever, nenhum item da Kibon está prontos a receber o selo, mas o grupo aproveita para colocar no mercado algumas novidades que receberão o selo: o relançamento da linha Ades, com menor proporção de açúcar, e a linha Hellmann's Deleite, uma maionese à base de leite, e não de óleo vegetal, o que diminui a concentração de gordura.
De acordo com Meugnier, da Choices, o principal objetivo da fundação é levar informação ao consumidor. Segundo ele, na Holanda, primeiro mercado onde o "Minha Escolha" foi adotado, 88% já reconhecem o selo e 66% compram produtos regularmente com essa identificação.
Selo reconhecerá alimentos considerados saudáveis
Alimentos que estão dentro do limite adequado de sal, açúcar, gorduras saturadas e trans receberão o selo 'Minha Escolha', para permitir ao consumidor saber exatamente o que está levando para casa. O programa foi lançado oficialmente ontem (18) no Brasil e é organizado pela <i>Choices International Foudation</i>, entidade sem fins lucrativos com sede em Bruxelas, na Bélgica, que reúne cerca de 90 empresas em todo o mundo. No Brasil, várias empresas foram convidadas a participar, mas apenas quatro aderiram: Unilever, Perdigão, Batavo e Nutrimental.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.