ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Seleção genômica chega à raça Girolando

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/07/2017

3 MIN DE LEITURA

0
0
A identificação mais rápida do potencial produtivo dos bovinos é fundamental para o avanço da melhoria genética dos rebanhos e para promover a redução dos custos. Uma das técnicas empregadas para acelerar o processo é o sequenciamento do genoma bovino. Pela primeira vez, a seleção genômica foi feita em uma raça de bovinos leiteiros, a raça Girolando. A expectativa com a tecnologia é estimular e acelerar a melhoria genética do rebanho nacional e, com isso, ampliar a qualidade dos animais e a produção de leite de qualidade. 

Seleção genômica em bovinos leiteiros Girolando

De acordo com o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, unidade Gado de Leite (Embrapa Gado de Leite), Paulo do Carmo Martins, o projeto para a raça Girolando começou a ser desenvolvido em 2011 e foi realizado por meio da Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Embrapa Gado de Leite, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Girolando), a CRV Lagoa e a Zoetis.

“Desde 2011, as entidades vêm trabalhando com o propósito de aumentar a acurácia no que diz respeito à seleção genética de touros voltados para a produção de leite. Com a seleção genômica, teremos, a partir de agora, condições de fazer com que as próximas gerações sejam de melhor qualidade, ganhando tempo, economizando dinheiro e fazendo com que o Brasil aumente a produtividade, com menor custo. Mais que isso, estamos abrindo espaço para exportar os animais e o sêmen para regiões tropicais de todo o mundo”. 

Segundo Martins, o genoma é uma assinatura, e através deles é possível saber as características de cada animal, dando condições de identificar aqueles bovinos que têm maior potencial para produção, não só de leite, mas que também reúne as características importantes, como, por exemplo, reprodutivas.

Martins ressalta que o uso da seleção genômica na raça Girolando promoverá um salto na produção nacional de leite, já que haverá uma maior garantia da qualidade dos bovinos. Segundo ele, a maior parte dos animais presentes nas fazendas produtoras de leite ainda é de baixa qualidade genética. Ao investir em um animal de melhor qualidade aumenta-se a produtividade e reduz o custo de produção.

Acesso - Com a seleção genômica, a tendência é que o acesso aos animais e ao material genético de melhor qualidade seja ampliado, uma vez que o custo tende a ser menor.

Hoje, as avaliações genéticas da raça são geradas com base nas informações do Teste de Progênie e do Controle Leiteiro. Enquanto o Teste de Progênie demanda em média sete anos para avaliar um touro - sendo que o resultado pode ser negativo ou positivo - com o auxílio da genômica levará apenas dois anos para concluir a análise e com maior precisão.

“Não é fácil encontrar animais que, com certeza, vão dar boas filhas, mas com a tecnologia genômica os resultados serão mais precisos e mais rápidos. Precisamos aumentar a quantidade de animais de qualidade para que ocorra a redução dos custos e mais produtores tenham acesso à melhoria genética. Com isso, vamos conseguir melhorar a qualidade e a quantidade de leite produzida. Essa é uma grande estratégia. Acreditamos que será importante para o Brasil e para o mundo”, disse Martins.

O presidente da Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, acredita que a análise genômica promoverá a evolução rápida da raça, abrindo novas oportunidades de mercados para os produtos. “Acreditamos que com o projeto genoma do Girolando haverá um avanço muito rápido no melhoramento genético da raça. Já exportamos sêmen e embriões e poderemos ampliar o mercado atendido oferecendo aos compradores mais segurança em termos de desenvolvimento genético da raça”, disse Rodrigues.

As informações são do Diário do Comércio.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures