ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Seaf anuncia medidas de apoio a produtores de leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/03/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Através da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), o Governo do Estado do Mato Grosso dará apoio aos produtores de leite que integram a Cooperativa Agropecuária Varzeagrandense (Coopergrande), instalada em Várzea Grande. 

Esse anúncio foi dado pelo secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, em visita a sede da Coopergrande, em que esteve presente também o prefeito de Várzea Grande, Khalil Baracat.

Na ocasião, Silvano Amaral, acompanhado do secretário adjunto de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural da Seaf, Clovis Figueiredo Cardoso, declarou que o Governo do Estado e a prefeitura de Várzea Grande reservarão aporte financeiro para a compra de um caminhão isotérmico, que possa ser utilizado pela cooperativa com o propósito de auxiliar na captação do leite em municípios mais distantes, e também para a instalação de uma Unidade de Referência Técnológica (URT), cujo papel será o de servir de vitrine para o aprimoramento das práticas de manejo na produção de leite.

Além disso, a Seaf irá destinar a Coopergrande nos próximos meses uma ordenhadeira, doses de sêmen bovino e resfriadores de leite.

Tais benefícios integram o programa ‘MT Produtivo Leite’, criado em 2019 com o propósito de alavancar a produção leiteira no Estado, e que em dois anos já alcançou a marca de R$ 3,5 milhões em investimentos que beneficiaram produtores familiares de 33 municípios.

“Em janeiro passado entregamos 200 resfriadores de leite para 67 cidades, e outros 175 estão em processo de aquisição para serem distribuídos ainda em 2021. Nessa segunda entrega, vamos destinar resfriadores para Coopergrande, porque nesta visita podemos perceber que é necessário que esses eles cheguem aqui”, explica o secretário de Agricultura Familiar.

Além de Várzea Grande, a Cooperativa Agropecuária Varzeagrandense recebe a produção leiteira de pequenas propriedades das cidades de Jangada, Tangará da Serra e Nossa Senhora do Livramento.

“Beneficiamos mensalmente 80 mil litros de leite, mas temos capacidade de dobrar essa produção. Mercado que vai consumir nossos produtos nós temos, o que precisamos é de apoio dos órgãos públicos que ajudem os produtores familiares a produzirem mais leite”, comenta o presidente João Vilela Garcia.

Ele acrescenta ainda que a Coopergrande produz diversos itens lácteos como iogurte, ricota, muçarela, queijo coalho, frescal, cabacinha, trancinha e bolinha.

Além de anunciar apoio financeiro juntamente com o Governo do Estado para a compra do caminhão isotérmico e para a construção da URT, o prefeito Khalil Baracat declarou que irá trabalhar a possibilidade da prefeitura de Várzea Grande fechar parceria com a cooperativa, para que a mesma possa fornecer produtos para a merenda escolar e unidades de saúde.

“Não tenho dúvida de que, se for possível fazermos essa parceria com a cooperativa, estaremos ajudando não somente as 150 famílias que hoje integram a Coopergrande, mas também estimulando outros a também aumentar a produção ou até mesmo a ingressar na produção leiteira”, comenta Khalil Baracat.

As informações são do Governo do Mato Grosso.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures