Em Santa Catarina, a expectativa é de um aumento de mais de 5% na produção de leite em 2007, superando os 1,7 bilhão de litros. Caso o acréscimo da produção seja de 10%, como ocorreu há poucos anos, o estado catarinense poderá subir para a quinta posição no ranking nacional. Isso porque a produção de São Paulo estabilizou em 1,74 bilhão de litros e a cana-de-açúcar avança pelos pastos.
O engenheiro agrônomo do Centro de Socieconomia e Planejamento Agrícola (Cepa) da Epagri, Tabajara Marcondes, acredita que a posição possa ser alcançada, no máximo, até 2009, pois em 2006 os catarinenses produziram 1,62 bilhão de litros, considerando o volume recebido pelas indústrias, o restante consumido nas propriedades e o vendido informalmente.
Com preços animadores, chegando a R$ 0,90/l ao produtor, agentes do setor leiteiro de Santa Catarina estão animados, investindo para o estado se tornar o quinto maior produtor do país.
A estimativa de Marcondes é que o leite movimenta R$ 900 milhões por ano em Santa Catarina somente com o que é pago pelas indústrias ao produtor, que é o valor bruto da produção.
As informações são de Darci Debona, do Diário Catarinense.
SC: produção pode aumentar mais de 5% em 2007
Em Santa Catarina, a expectativa é de um aumento de mais de 5% na produção de leite em 2007, superando os 1,7 bilhão de litros. Agentes do setor estimam que o estado passe para a quinta posição no ranking da produção nacional, ultrapassando o estado de São Paulo, até, no máximo, 2009.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.