
A indústria de lácteos da Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos) - cuja conclusão foi anunciada em junho - atingiu nesta semana a capacidade plena inicial de produção de leite longa vida (UHT). Estão sendo processados e envasados 300 mil litros por dia de leite integral e desnatado. Em setembro inicia a produção de queijo e demais produtos, quando serão industrializados mais 300 mil litros/dia.
A planta está instalada à margem de BR-282, no município de Pinhalzinho (SC), com capacidade inicial de processamento de 600 mil litros de leite por dia, passando a 2 milhões de litros/dia no fim de 2009. O investimento total atinge R$ 160 milhões de reais.
O presidente da Aurora, Mário Lanznaster, confirmou que em setembro iniciam os testes de equipamentos e de processos para ativação dos produtos não-fluidos, como queijos, cremes etc. Nessa fase, em razão da elevada automação empregada, foram gerados 280 empregos diretos, informa o gerente geral da unidade, Sérgio Trentinaglia.
Na primeira fase (2008 e 2009) será produzido mix Aurolat formado por leite UHT integral, semidesnatado e desnatado; queijo mussarela em peça e fatiado; queijo prato fatiado; manteiga extra em embalagens de 5 kg e 25 kg; creme de leite embalado em 400g e 3,6kg; requeijão culinário em bisnaga 1,8kg, balde 3,6kg, cremoso normal e light de 200g.
A segunda fase entrará em operação no segundo semestre de 2009, quando serão investidos mais R$ 80 milhões de reais e estará concluído o sistema de produção de leite em pó (somente para secagem serão utilizados 650 mil litros/dia e 750 mil litros/dia de soro). Nessa fase, a recepção diária estará em 2 milhões de litros.
A fase dois atingirá o mix completo de produtos Aurolat, formado por uma linha completa de queijos, leite longa vida, leite em pó e subprodutos (creme de leite, bebidas lácteas, soro em pó, etc), absorvendo o crescimento da bacia leiteira das cooperativas.
As informações são da MB Comunicação.