SC ainda tem gado da raça flamenga

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

A Epagri de Lages (SC) mantém o único rebanho registrado do país da raça flamenga. No centro experimental da Serra, um rebanho de 19 cabeças é o único remanescente da espécie que foi muito valorizada até o início dos anos 60 e depois substituída pela raça holandesa, devido ao seu maior rendimento leiteiro.

Mas a flamenga tem maior resistência a serra catarinense. Devido a essa característica, a Epagri quer recuperar o plantel no estado. A intenção é aumentar o número de animais através da difusão de embriões em vacas de aluguel.

O engenheiro agrônomo Edson Martins disse que produtores dos municípios de Anita Garibaldi e de Cerro Negro estão interessados em usar vacas de outras raças para servirem de portadoras dos embriões da matriz flamenga. "Pretendemos criar uma opção de rendimento através desse animal, adequado à pequena propriedade pelo fácil manejo e resistência".

A vaca pode alcançar cerca de 18 litros de leite por dia. A holandesa chega a 40 litros. Porém a qualidade em proteínas e gordura da bebida produzida por uma flamenga é superior. Essa característica, segundo Martins, serve de diferencial no mercado. "Esse gado também tem bom rendimento de carne. O aproveitamento de carcaça pode variar de 58% a 60%, volume excelente para um gado criado em pastagem", ressaltou o agronômo.

"A flamenga tem grande potencial de rendimento, sem a necessidade de suplementação alimentar. Isso gera menos custo para o criador", destacou o chefe da estação da Epagri em Lages, Sadi de Souza.

Fonte: Diário Catarinense (por Diego Rosa), adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

José E. R. Figueiredo
JOSÉ E. R. FIGUEIREDO

PASSO FUNDO - RIO GRANDE DO SUL

EM 01/03/2017

Parabéns para a Epagri-SC, por guardar esse banco genético . Meu avó Mancílio Figueiredo era criador desta raça. É leiteira e rústica e quando cruzada com outra raça leiteira transmite sua rusticidade. Acompanhei na fazenda do meu avó cruzamentos com jersey, Gir  e holândes. Att. José Figueiredo
adilson de lima neri
ADILSON DE LIMA NERI

CAMPO BELO - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/04/2012

bom dia>  eu tenho um pequeno sitio em campo belo do sul, eu quero produzir leite mas queria umas vacas simental ou flamengas. mas a dificuldade para encontra-las é grande, será que voces não poderiam me ajudar? quero produzir leite para meu costeio mensal e tambem ter uma produção de terneiros pro corte compartilhar entre gado de corte e produção leiteira. obrigado..    
Edson Rogerio de Souza
EDSON ROGERIO DE SOUZA

OUTRO - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 09/09/2005

Muito interessante esta matéria. Pena não ter tido uma foto pra gente ver e poder conhecer mais esta raça.



Parabéns ao pessoal da Epagri-SC e ao pessoal da MilkPoint

Qual a sua dúvida hoje?