A Confederação Brasileira das Cooperativas de Laticínios prevê safra tranqüila para os produtores de leite. A queda na produção de leite na Argentina e no Uruguai, principais mercados fornecedores de leite para o Brasil, e a recuperação dos preços do mercado internacional são fatores que estão dificultando a importação do leite, abrindo assim boas perspectivas para os produtores brasileiros. A avaliação foi feita pelo diretor do Departamento Econômico da Confederação Brasileira das Cooperativas de Laticínios, Vicente Nogueira.
Ele informou que mesmo com o mercado desfavorável, as importações de lácteos cresceram 24% neste ano, com relação a 2001, mas as compras serviram para suprir o mercado interno, que cresceu. O destaque ficou para o aumento das exportações, que em setembro atingiram US$ 30 milhões e deverão alcançar os US$ 40 milhões até o final do ano.
Para ampliar o acesso a mercados, o Brasil se uniu a outros cinco grandes produtores mundiais de leite e formaram a Aliança Láctea Global. Os representantes da nova organização irão encontrar-se na reunião do Grupo de Cairns nos próximos dias 18 e 19, na Bolívia, e pedirão mais atenção para o setor lácteo na briga contra os subsídios e barreiras não-tarifárias no âmbito da Organização Mundial do Comércio.
Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe MilkPoint
Safra deve entrar sem redução nos preços
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.