Rússia: produtores de leite pedem aumento de ajuda estatal

O sindicato russo de produtores de leite, está pedindo um maior apoio estatal à indústria doméstica de laticínios. Entenda mais sobre essa solicitação aqui!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O sindicato russo de produtores de leite, Soyuzmoloko, está pedindo um maior apoio estatal à indústria doméstica de laticínios.

O pedido ocorre em um momento em que os custos de produção no segmento de leite cru disparam e o governo continua buscando limites de preços para bens vitais no varejo.

O custo da produção de leite cru aumentou muito mais rápido do que os preços de atacado e varejo no mercado doméstico, disse Soyuzmoloko. Em março de 2021, o custo de produção desse segmento parecia 18,2% superior em relação ao mesmo período do ano anterior.

“Embora a dinâmica da produção de leite cru permaneça positiva, os custos crescentes esfriam a capacidade de expansão e restringem a atratividade de investimentos da indústria”, acrescenta Soyuzmoloko.
 

Diferentes formas de auxílio estatal necessárias

Soyuzmoloko está buscando ajuda estatal de várias formas. Uma das medidas mais importantes é o reembolso dos custos de capital para novas construções e modernização de fazendas de leite.

Continua depois da publicidade

O sindicato empresarial também pressiona o governo a garantir empréstimos concessionais para produtores de leite e a introduzir alguma ajuda adicional em relação à futura reforma da rotulagem de produtos lácteos.

Soyuzmoloko quer que o governo apoie as fazendas de leite e as operações das empresas de processamento por meio de subsídios diretos alocados por litro de produto.


Tetos de preços levantam preocupações

O auxílio estatal adicional pode ser justificado, uma vez que o governo exigiu repetidamente que os produtores de alimentos controlassem a alta dos preços no mercado interno, ameaçando-os com penalidades do Serviço Federal Antimonopólio.

Continua depois da publicidade

O governo já introduziu tetos de preços para alguns produtos básicos, incluindo açúcar e óleo de girassol, destacando que a dinâmica dos preços em todos os segmentos está sob escrutínio.

Falando durante uma sessão do Parlamento russo em maio, o primeiro-ministro russo Alexey Mishustin afirmou que a ganância dos produtores se tornou a principal razão para elevar os preços de alguns alimentos básicos. “O governo tem recursos suficientes para saciar seus apetites”, disse ele, acrescentando que em vários casos, o crescimento foi injustificado.
 

Reduzindo a demanda

As empresas de lácteos na Rússia têm capacidade limitada de aumentar os preços não apenas no que diz respeito à política governamental, mas também devido à demanda relativamente fraca.

O custo da produção de leite cru aumentou em 2021 em 20-30% em relação ao ano passado, disse Dmitry Matveev, presidente da holding agrícola Kabosh, segundo a agência russa de consultoria de negócios. A queda na demanda levou as empresas de processamento a reduzir suas necessidades de leite cru, o que impactou os preços, disse Matveev.

"Os varejistas também não estão aceitando um aumento de preço dos produtores de laticínios", acrescentou Matveev.

Os participantes do mercado estimaram que, em circunstâncias normais, os preços cresceriam cerca de 20%, mas a demanda relativamente fraca permitiu um aumento de preços limitado a apenas 4%, abaixo do nível da inflação, durante o ano passado.

As informações são do Dairy Global, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.

Figura 1

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?