ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ruralistas pressionam e Senado adia votação de PEC que extingue Lei Kandir

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/09/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

Após forte reação da bancada ruralista do Congresso, o Senado adiou nesta quarta-feira a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê extinguir a Lei Kandir e cobrar Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das exportações de bens primários, como commodities agrícolas e minerais.

Segundo o senador Luís Carlos Heinze (PP-RS), líder da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Senado, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), garantiu que a votação seria transferida para a próxima semana, dando mais tempo à discussão da PEC. A intenção de Alcolumbre, que chegou a pautar a proposta, como prometido, era votá-la nesta semana.

A Lei Kandir isenta, desde 1996, essas exportações da incidência de ICMS. O ministro da Economia, Paulo Guedes, entretanto, vem articulando com senadores para extinguir a lei e definir um limite máximo de alíquota a ser cobrada pelos Estados para taxar as vendas externas de produtos como soja e café, itens em que o Brasil lidera o ranking mundial nas exportações.

A PEC em tramitação (42/2019) é de autoria de dez senadores encabeçados por Antonio Anastasia (PSDB-MG).

“Hoje, não vota. A nossa ideia é conversar com o Davi [Alcolumbre], com o Anastasia, costurar com senadores, o relator e a ministra Tereza Cristina. Imagina o impacto que taxar as exportações traria para o agronegócio!”, disse Heinze. “Queremos que o nosso segmento fique de fora, caso contrário, vamos trabalhar para derrotar a PEC no Plenário.”

O objetivo principal da bancada, a pedido da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e outras entidades do setor, é deixar o agronegócios fora da tributação sobre as exportações de bens primários e semielaborados, como antecipou o Valor. Dessa forma, apenas o setor de mineração passaria a ser onerado. A ideia é encaminhar um destaque nesse sentido quando a proposta for à votação.

Como parte da ofensiva para excluir o agronegócio da proposta, Heinze e outros membros da bancada do agronegócio e uma série de entidades do segmento, como a CNA e a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), devem se reunir com Alcolumbre e o relator da PEC na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB).

Os governadores Helder Barbalho, do Pará, e Romeu Zema, de Minas Gerais – Estados que respondem pela maior produção de minérios – teriam sinalizado a favor de taxar o setor.

Caso a PEC seja aprovada no Senado, contudo, os ruralistas já desenharam um “plano B” para enterrar a proposta na Câmara. Na terça-feira, integrantes da bancada estiveram com o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e com a líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), manifestando preocupação com a proposta.

“Se passar no Senado, a Câmara vai apensar um projeto parecido que tramita pro lá. Na Câmara, isso dificilmente passará. Não há nenhuma possibilidade de tributarmos produto agrícola”, disse o presidente da FPA, deputado Alceu Moreira (MDB-RS).

Bartolomeu Braz, presidente da Aprosoja Brasil, que reúne os produtores de soja do país, rechaça completamente a proposta de extinguir a isenção tributária sobre as exportações do grão, com pena de encarecer significativamente os custos de produção do setor.

“O impacto seria enorme e a taxação tira toda a competitividade da produção agrícola, principalmente do Centro-Oeste e Matopiba [Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia]. Estamos mobilizando os senadores para que se vote pela manutenção da Lei Kandir”, destaca.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures