Os maiores custos para manter o gado, somados à queda nos preços nos supermercados, reduziu o número de produtores de leite no Reino Unido em 46% nos últimos 10 anos. Piorando a situação, o clima úmido afetou a produção.
Essa escassez deverá ser repassada aos consumidores, com um aumento no preço do leite. Um relatório sobre a indústria de lácteos feito pela Kite Consulting mostrou que a produção de leite esteve em seu mais baixo nível dos últimos 35 anos devido à queda nas fazendas leiteiras, com os níveis de produção em agosto ainda menores do que em agosto de 2007, quando já estavam ruins.
A consultoria previu que 12,9 bilhões de litros de leite serão produzidos no ano fiscal de 2008/09 no Reino Unido, 200 milhões de litros a menos do que em 2007/08. Em outubro e novembro, quando a produção é menor, o relatório alertou que haverá uma "escassez teórica" de 0,5 milhão de litros por dia.
A presidente da divisão de lácteos da União Nacional dos Produtores Rurais, Gwyn Jones, disse que a indústria britânica está perdendo duas fazendas leiteiras por dia. "Eles têm desistido porque perderam qualquer esperança de obter lucros". Jones disse que é impossível para os produtores obterem lucros com os custos da ração, do diesel e de mão-de-obra aumentando.
A reportagem é do site Telegraph.co.uk., adaptada e resumida pela Equipe MilkPoint.
RU: preços deverão aumentar devido à escassez
Os maiores custos para manter o gado, somados à queda nos preços nos supermercados, reduziu o número de produtores de leite no Reino Unido em 46% nos últimos 10 anos. Piorando a situação, o clima úmido que afetou a produção.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.