O objetivo do Seminário do Leite promovido em Candelária (RS) foi encontrar um produto que possa representar uma alternativa de renda ao pequeno produtor. O evento, de acordo com o secretário de Agricultura, Orlando Kochenborger, teve a intenção de mostrar aos agricultores que o leite pode ser uma fonte garantida de recursos como é o tabaco. Segundo ele, o objetivo é estimular a expansão da bacia candelariense, que já esteve entre as maiores da região com uma oferta anual de 640 mil litros. Atualmente, o município conta com 50 produtores.
Durante o evento, foram apresentadas palestras sobre o manejo do rebanho, melhoramento genético e a conquista de mercado. A partir dessas informações, produtores como Adair Kneis já começam a pensar em aumentar o rebanho. "O mercado não está dos melhores, mas com o leite dá para ter uma renda complementar à do tabaco", destaca.
E essa, segundo Kochenborger, é a idéia da Secretaria da Agricultura de Candelária. "Queremos encontrar alternativas que possibilitem novos rendimentos. A partir do seminário será possível verificar o interesse dos produtores para desenvolvermos ações mais efetivas, inclusive com programas de governo", disse.
Fonte: Gazeta do Sul
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.