ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RS: Risco de leite adulterado ter chegado ao consumidor é baixo, mas autoridades recomendam atenção na hora da compra

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/11/2013

2 MIN DE LEITURA

1
0
Apesar da afirmação das autoridades de que o leite detectado com água oxigenada na terceira fase da Operação Leite Compen$ado tem risco baixo de ter chegado ao público, o Procon recomenda atenção aos consumidores na hora da compra. Observar o estado das embalagens, a data de fabricação e o prazo de validade são procedimentos simples que podem evitar a compra de um produto suspeito.



O novo esquema de adulteração foi detectado pelas empresas LBR, fabricante das marcas Bom Gosto e Parmalat, e Laticínios Malmann, que recebiam leite da empresa do transportador Airton Jacó Reidel, 31 anos, e informado ao Ministério Público Estadual e ao Ministério da Agricultura. Ao chegar nas empresas, a legislação obriga a realização de diversos testes para verificar a adição de substâncias não permitidas ao leite.

Conforme o promotor de Justiça Mauro Rockenbach, responsável pela investigação do esquema no Ministério Público Estadual, não há como assegurar "100%" que nenhum lote tenha sido consumido porque, segundo ele, quem tem de dar a garantia são as indústrias, responsáveis por retirar de circulação o produto suspeito. No entanto, como as próprias empresas informaram as autoridades da presença de água oxigenada no leite recebido na região de Três de Maio, o risco tende a ser reduzido.

Segundo o coordenador de relações institucionais do Procon de Porto Alegre, Roberval Barros, a deflagração, em maio, da Operação Leite Compen$ado aumentou a procura por informações junto aos órgãos de defesa do consumidor. Naquela ocasião, os lotes chegaram a ser comercializados. Desta vez, de acordo com o Ministério Público, as empresas LBR, fabricante das marcas Bom Gosto e Parmalat, e Laticínios Malmann informaram o recebimento do leite e teriam barrado a industrialização.

A orientação para o consumidor que desconfiar de algum problema no produto, leite ou qualquer outro, segue a mesma: primeiro procurar o ponto de venda e o atendimento ao consumidor das empresas. Caso não tenha a questão solucionada, deve acionar o Procon. É importante também para o consumidor guardar as embalagens. Isso ajuda no trabalho de investigação – ele alerta.



DICAS PARA O CONSUMIDOR:

– Antes de comprar qualquer alimento, é importante ler com atenção as informações contidas nas embalagens, que devem trazer informações sobre data de fabricação, prazo de validade, composição, peso, modo de usar, advertências sobre os riscos e outros dados essenciais ao consumidor.

– Não leve para casa embalagens estufadas, enferrujadas, amassadas, furadas, rasgadas, violadas ou que estejam vazando.

– Consumidor deve desconfiar de promoções exageradas feitas para determinados produtos.

– Caso o alimento esteja impróprio para consumo, o cliente tem o direito de trocar o produto ou receber o dinheiro de volta.

– Normalmente a troca é feita no próprio ponto de venda. Caso não seja solucionada a questão, o consumidor deve procurar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa fabricante. Se o fornecedor não atender ou não solucionar o problema, o consumidor deve procurar o Procon para fazer a reclamação ou receber orientações de como proceder para ter seus direitos respeitados ou indenizados.

– O consumidor também deve comunicar a vigilância de alimentos do município.

As informações são do Zero Hora.




1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

VIVIANE VIDAL

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 19/03/2014

mas qual o numero do lote ,como vou saber se o leite que complei ta adulterado tenho uma caixa em casa ...absurdo

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures