Em reunião da Câmara Setorial do Leite em Pelotas, os produtores do sul do RS reclamaram dos custos para imunizar o gado contra a brucelose. Segundo eles, a obrigatoriedade de usar veterinários credenciados pelo governo federal fez o custo, que era de R$ 3,00, crescer até dez vezes devido aos serviços e deslocamento do profissional.
Os produtores manifestaram apreensão no que se refere ao sacrifício dos animais leiteiros infectados, especialmente àqueles que têm no leite a única fonte de renda. "Se eu tiver cinco animais leiteiros e entre eles quatro estiverem infectados, como será feita a indenização?", questiona o produtor Leonel da Fonseca. Além disso, eles estão preocupados com a questão do abate dos animais infectados, pois há casos em que a indenização não cobriu o valor do rebanho e chegou três anos mais tarde.
No encontro ainda foram debatidas questões como o baixo preço de remuneração do leite ao produtor e a criação do Fundo Estadual de Assistência à Agropecuária (Feasp).O assunto deve voltar à discussão durante reunião marcada para ocorrer durante a 2a Fenasul, em Esteio.
As informações são do Correio do Povo.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.