RS: produtores querem verba federal

As propostas elaboradas a partir de estudo sobre a bacia leiteira de Aceguá, Candiota, Hulha Negra e Pedras Altas serão avaliadas hoje pela coordenadoria do Fórum Regional do Desenvolvimento, Manejo das Águas e Combate às Estiagens. As idéias serão levadas a Brasília para que sejam inclusas no Plano Plurianual federal.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

As propostas elaboradas a partir de estudo sobre a bacia leiteira de Aceguá, Candiota, Hulha Negra e Pedras Altas serão avaliadas hoje pela coordenadoria do Fórum Regional do Desenvolvimento, Manejo das Águas e Combate às Estiagens. As idéias serão levadas a Brasília para que sejam inclusas no Plano Plurianual federal.

O Fórum aborda questões de desenvolvimento regional como o leite, a principal atividade dos pequenos produtores desses quatro municípios. "A intenção é fazer com que os recursos destinados à bacia leiteira já tenham um destino pré-determinado, facilitando o trabalho em conjunto dos municípios, dentro de uma atividade sustentável em expansão, inclusive com elevação de preço pago ao produtor", explicou o assistente técnico de Reforma Agrária do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, Erone Londero.

O estudo apontou grandes dificuldades de infra-estrutura, como estradas, conservação dos recursos de água e energia, e alimentação para o rebanho. "O leite é resfriado e, a cada dois dias, tem que ir para a indústria em Pelotas. Mas até ele sair do assentamento ou das comunidades, ele percorre mais de 100km em estrada de chão. Quando chove ou ocorrem problemas na estrada, a saída é prejudicada, aumentando o custo e os estragos dos caminhões. O ponto é prioritário para o bom desenvolvimento da bacia leiteira", defendeu Londero.

Apesar de a maioria das propriedades rurais produtoras de leite contar com energia elétrica, uma das reclamações é com a capacidade limitada da rede. "Necessita-se força extra para o uso de resfriadores mais potentes, principalmente para aqueles que são de uso coletivo", destacou.

Cerca de 1,3 mil famílias trabalham na atividade leiteira nos municípios pesquisados, produzindo aproximadamente 34 milhões de litros de leite por ano. Mas o número de produtores, segundo Londero, pode ser triplicado. As informações são do governo do Rio Grande do Sul.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?