RS: mercado equilibrado, com tendência de leve alta

Segundo Ernesto Enio Budke Krug, presidente da Associação Gaúcha de Laticinistas, o volume produzido no estado é cerca de 2% acima do verificado em março de 2006. Normalmente, a produção estaria diminuindo, mas se observa que a oferta permanece praticamente estável em relação ao mês anterior devido ao alongamento do ciclo das pastagens, que ocorreu em função das chuvas na região.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Segundo Ernesto Enio Budke Krug, presidente da Associação Gaúcha de Laticinistas, o volume produzido no estado é cerca de 2% acima do verificado em março de 2006. Normalmente, a produção estaria diminuindo, mas se observa que a oferta permanece praticamente estável em relação ao mês anterior devido ao alongamento do ciclo das pastagens, que ocorreu em função das chuvas na região. Em algumas regiões do estado, segundo ele, tem até havido algum crescimento da produção.

A produção de forragens já está na sua fase final e há produtores que começaram a utilizar silagem. Segundo Krug, a produção de leite deve começar a diminuir em maior proporção a partir do dia 20 de março, e, até abril, deve haver uma redução entre 5% e 7%, sendo que o volume produzido dependerá ainda do frio da região.

Krug diz que o clima de verão, com altas temperaturas e boa quantidade de chuvas, acabou atrasando o desenvolvimento das pastagens de inverno, visto que a semente dessa planta precisa de um clima mais frio para germinar. Porém, ainda é cedo para estimar o comprometimento dessa produção.

Para Jorge Rodrigues, presidente da comissão de leite da Farsul (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul), há um equilíbrio entre a oferta das indústrias e a demanda, o que tem estabilizado os preços em patamares relativamente baixos. Rodrigues afirma que há uma tendência de recuperação de preços no estado.

De acordo com Krug, o valor médio pago pelo litro de leite no estado em fevereiro referente à produção de janeiro fevereiro foi de R$ 0,4630. Para março, a expectativa é de aumento de um centavo por litro.

Este deve ser um ano de novo aumento na produção gaúcha. Rodrigues acredita que a produção aumente entre 5% e 7% em relação a 2006. Segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, a captação no Rio Grande do Sul no ano passado aumentou 15,22% frente a 2005.

Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?