De acordo com o Ministério da Agricultura (Mapa), a fraude no produto apreendido na Cooperativa dos Produtores de Leite de Eugênio de Castro (Cooplec) era feita pelo transportador. O relatório do fiscal federal agropecuário Paulino Belmonte de Abreu foi entregue ontem (23). "A responsabilidade é do distribuidor do leite. Os caminhões foram retidos, os motoristas, detidos, e o leite condenado, doado para alimentação animal", detalhou.
Na terça-feira (22), ação da Promotoria de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, do Ministério da Agricultura e da Brigada Militar resultou na apreensão de 23 mil litros de leite fraudado que seriam entregues por um distribuidor de Ajuricaba para a cooperativa. A mercadoria estava adulterada com água, álcool e bicarbonato de sódio. Segundo a superintendência do Mapa em Porto Alegre, após comprovada a fraude, o responsável deverá ser multado. "Depois, quem dá seguimento ao processo é o Ministério Público", complementou o superintendente do Mapa, Francisco Signor.
O presidente da cooperativa, Clóvis Butzke, disse que foi vítima da fraude do produto. "Nós realizamos sempre uma análise superficial da acidez e da água no leite, onde não foi constatada a adulteração", afirmou. O contrato com o distribuidor de Ajuricaba foi rescindido ontem (23).
Butzke garantiu que a Cooplec, que apenas resfria o produto, continua recebendo normalmente a produção de aproximadamente 500 produtores de leite localizados em oito municípios da região das Missões. Diariamente, a Cooplec envia para a Cooperativa Central Agroindustrial (Confepar), de Londrina, no Paraná, 70 mil litros do produto. Como não irá mais receber leite do distribuidor de Ajuricaba, a cooperativa contratará outro entregador para alcançar a meta diária de remessa para o Paraná.
As informações são do jornal Correio do Povo/RS.
RS: MAPA responsabiliza distribuidor por fraude
De acordo com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), a fraude no produto apreendido na Cooperativa dos Produtores de Leite de Eugênio de Castro (Cooplec) era feita pelo transportador. O relatório do fiscal federal agropecuário Paulino Belmonte de Abreu foi entregue ontem (23).
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.