Nesta semana o Laboratório de Qualidade do Leite da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas (RS) recebeu o contador de bactérias, estimado em US$ 250 mil. Era o equipamento que faltava para a unidade se tornar referência na análise de amostras de leite.
Segundo a pesquisadora Maria Edi Ribeiro, coordenadora do laboratório, os técnicos da fabricante americana do equipamento com representação no Brasil, são esperados ainda hoje para a montagem do aparelho e treinamento dos funcionários.
Com isso, foram iniciadas as tratativas para incluir o laboratório na Rede Brasileira de Qualidade do Leite do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Maria Edi não sabe precisar o tempo necessário para que isso ocorra, mas destacou a urgência, já que o laboratório de Passo Fundo não está conseguindo atender à demanda. "Temos informações de que a Avipal precisou remeter 3,6 mil amostras para Concórdia, em Santa Catarina", observou.
Atualmente, o laboratório realiza apenas as análises de composição do leite (gordura, proteína, lactose e sólidos totais) e das células somáticas, que determinam se há infecção no produto, com capacidade para 300 amostras por hora. Com o contador de bactérias a unidade fica preparada para realizar análises para todos os produtores, cooperativas e indústrias lácteas da Metade Sul do estado, com capacidade para 48 mil amostras mensais de leite, informou Luciara Schneid, do Diário Popular/RS. O contador de bactérias tem capacidade para analisar 150 amostras de leite por hora.
A região possui demanda em torno de 6 mil amostras, 5 mil somente dos produtores ligados à Cooperativa Sul-Rio-grandense de Laticínios (Cosulati), além da Coopal de Canguçu e do próprio Sispel.
RS: laboratório da Embrapa busca se tornar referência
Nesta semana o Laboratório de Qualidade do Leite da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas (RS), recebeu o contador de bactérias, estimado em US$ 250 mil. Era o equipamento que faltava para a unidade se tornar referência na análise de amostras de leite.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
JOÃO WALTER DÜRR
EM 15/06/2007
A informação repassada à imprensa pela pesquisadora Maria Edi Ribeiro, de que o Serviço de Análise de Rebanhos Leiteiros (SARLE), da Universidade de Passo Fundo, não está conseguindo atender a demanda é convenientemente falsa. O Sarle é o único laboratório do país com capacidade instalada para captar a demanda de análises da sua região de atuação.
O eventual envio de amostras de um cliente para outros laboratórios da RBQL pode ocorrer devido a algum problema circunstancial, e é normal em uma rede laboratorial. Posso garantir que o argumento empregado não procede, e mostra desinformação ou má fé.
Joao Walter Durr, Ph.D.
Coordenador do Sarle
O eventual envio de amostras de um cliente para outros laboratórios da RBQL pode ocorrer devido a algum problema circunstancial, e é normal em uma rede laboratorial. Posso garantir que o argumento empregado não procede, e mostra desinformação ou má fé.
Joao Walter Durr, Ph.D.
Coordenador do Sarle