Com precipitações abaixo do normal nos primeiros meses deste ano, a pecuária leiteira mostra reflexos negativos, como a redução de 10% da produção e conseqüente aumento de 20% para 35% da ociosidade das indústrias. Atualmente, 65 municípios estão em estado de emergência, registrando perdas também nas lavouras de milho e soja.
Por isso, o pecuarista Fernando Stédile, de Passo Fundo, precisou iniciar a suplementação alimentar dos animais antes do esperado. Em sua região a queda na produção girou entre 15% e 25%. Apesar da produtividade ser garantida com a ração, os custos aumentaram cerca de 15% em um mês.
O pior é que a situação deve perdurar. Segundo o meteorologista da Somar, Paulo Etchitchury, o padrão climático do La Niña continua, com chuvas abaixo do normal no outono e inverno. "Não há estimativa de repor o déficit hídrico em horizonte curto", afirmou.
O secretário-executivo do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat), Darlan Palharini, diz que a queda na produção, de cerca de 10%, ocorreu justamente nas bacias leiterias onde recentemente foram instaladas novas indústrias, aumentando a ociosidade das empresas. Na sua avaliação, a estiagem pode estender a entressafra do estado e comprometer a margem do setor. "Se não conseguirmos repassar o preço, teremos problemas", conclui.
Pelos cálculos do coordenador da Comissão de Leite de Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Jorge Rodrigues, a produção do estado só deve se normalizar em três meses, informou reportagem de Neila Baldi, da Gazeta Mercantil.
RS: La Niña reduz produção de leite
Com precipitações abaixo do normal nos primeiros meses deste ano, a pecuária leiteira mostra reflexos negativos como a redução de 10% da produção e conseqüente aumento de 20% para 35% da ociosidade das indústrias. Atualmente, 65 municípios estão em estado de emergência, registrando perdas também nas lavouras de milho e soja.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.