ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RS: Governador lança programa para dobrar produção leiteira do Estado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/08/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
O governador Tarso Genro participou, nesta quinta-feira (29), de encontro com 500 produtores de leite, que reuniram-se na 36ª Expointer para o lançamento do programa Mais Leite de Qualidade, cuja meta é dobrar a produção leiteira do Rio Grande do Sul nos próximos dez anos. A a produção leiteira no Estado envolve 450 municípios e 121 mil famílias.

No encontro, em que os produtores discutiram as ações da Câmara Setorial do Leite, Tarso falou sobre a importância do setor para a economia do Rio Grande do Sul e dos investimentos realizados para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite.
"Esta cadeia orgulha o Estado e, apesar das dificuldades, compõe um dos vetores principais de honra e cooperativismo. Está na base produtiva do Estado e representa quase 6% do PIB gaúcho, o que equivale a R$ 6 bilhões por ano", disse. "O conceito de crescimento que trabalhamos é orgânico, estruturado e de baixo para cima, onde todos ganham", completou o governador.

Mais Leite de Qualidade

No lançamento do programa Mais Leite de Qualidade, foram firmados convênios com cooperativas, indústrias de laticínios e termos de cooperação técnica com agentes financiadores. Também ocorreram as assinaturas ao termo de adesão dos produtores ao programa, que estimula o uso de ordenhadeiras e resfriadores de expansão direta, o que não só contribui para o aumento da produção, mas, fundamentalmente, para a melhoria da qualidade do produto in natura, o que eleva a remuneração paga aos produtores.

O projeto, além de oferecer oportunidades para aquisição de resfriadores de expansão direta por aqueles que não contam com nenhuma estrutura de resfriamento nas propriedades, também aponta para a substituição dos resfriadores de imersão, tecnologia obsoleta, menos eficaz e mais onerosa.

A cadeia do leite é considerada atividade vital para o agronegócio gaúcho, e também configura-se como opção de sustentabilidade para as pequenas propriedades rurais e a minimização do êxodo rural.

Durante o encontro, o governador também falou sobre a reorganização de várias câmaras setoriais no âmbito da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) com representações autênticas: "o tom do crescimento depende da interlocução de pequenos, médios e grandes produtores, e esse diálogo entre Governo e produtores deve ser principalmente a favor dos que mais precisam. A cadeia do leite é uma atividade produtiva fundamental para o desenvolvimento equilibrado do Estado", finalizou Tarso. 

As informações são do Governo do Estado do RS, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures