FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Emater/RS: forrageiras são beneficiadas pelo clima no Estado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/07/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

O clima na primeira metade da semana foi excelente para as forrageiras cultivadas e nativas, com ótimos níveis de umidade no solo, radiação solar e temperaturas amenas. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (02), em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a sucessão de três geadas na sexta e no final da semana (26 a 28) na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé marcou o início efetivo do inverno e a fase de paralisia na produção de forragem nas áreas de campo natural. 

Contudo, produtores que sobrepuseram azevém às áreas observaram bons resultados, com a emergência e o início de desenvolvimento dessa espécie forrageira.

As pastagens de aveia continuam apresentando muito boa taxa de crescimento, permitindo aumentar a lotação de animais para pastejo. Os trevos e o cornichão estão em pleno desenvolvimento vegetativo, e pequenas áreas de pastejo já começaram a ser utilizadas, principalmente onde foi realizada a colheita de sementes ou a fenação, com germinação do banco de sementes nos solos. Animais consomem boa alimentação e apresentam excelente ganho de peso. Nos municípios onde há cultivo de grãos, as áreas de integração lavoura-pecuária aumentaram significativamente a oferta de forragem.

Com clima favorável na regional de Ijuí, o desenvolvimento das pastagens anuais de inverno é considerado excelente. Diferentes estádios de utilização das forrageiras foram favorecidos pelo plantio realizado em diversas épocas. As primeiras áreas semeadas já disponibilizam o segundo pastejo aos animais. Em algumas propriedades, há sobra de forragem nesta época. Após as chuvas, os produtores retomaram a aplicação de adubação nitrogenada em cobertura.

Já na regional de Bagé, as condições nutricionais do rebanho de corte melhoraram com a utilização de pastagens anuais cultivadas, com boa oferta de forragem e água de boa qualidade nos reservatórios. Tal combinação tem proporcionando ganho de peso para os animais de todas as categorias. Com a chegada do inverno e a ocorrência de geadas em dias consecutivos, a restrição na oferta de volumoso deve se ampliar e afetar o desempenho da atividade, prejudicando o estado dos animais.

As informações são da Página Rural.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.