ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RS: Empresa envolvida na Operação Leite Compen$ado deixa de produzir leite UHT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/03/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
Um das mais tradicionais empresas de laticínios no Rio Grande do Sul, a Mu-Mu anunciou nesta sexta-feira (28) que encerrou a produção de leite UHT da marca no país. No ano passado, a companhia foi incluída na lista de empresas que comercializavam leite fraudado, o que havia sido revelado em uma operação do Ministério Público Estadual. A Mu-Mu assegura, porém, que o fim da atividade está relacionado exclusivamente a uma "decisão estratégica", e não à investigação.

Segundo a empresa, desde janeiro o maquinário e os insumos referentes aos processos de produção do leite UHT na planta localizada em Viamão já estavam desativados. A companhia ressaltou que, apesar da medida, a produção de doce de leite Mu-Mu, um dos principais produtos na empresa, será mantida na mesma unidade industrial.

Cerca de 70 pessoas trabalhavam na linha de produção de leite UHT. Todos ganharam a opção de pedir transferência para uma fábrica na Avenida Assis Brasil, em Porto Alegre, onde é produzida a linha de bebidas da Vonpar, atual proprietária da Mu-Mu.

Ao explicar o esquema de fraudes detectado no ano passado pela Operação Leite Compen$ado, o Ministério da Agricultura detalhou que desde 2007, há fiscalização periódica por parte do Serviço de Inspeção Federal (SIF) para atestar a qualidade do produto. A partir de junho de 2012, o SIF começou a detectar a presença de formaldeído nas amostras de leite cru em alguns postos de refrigeração no estado.

Em 2013, o laboratório do Ministério em Pedro Leopoldo (MG) confirmou a presença da substância em seis lotes da marca Italac pertencente à Goias Minas, em Passo Fundo. A partir deste resultado, foram coletadas amostras de todos os leites UHT produzidos no Rio Grande do Sul. A Mu-mu contava na relação de marcas em que a adulteração foi identificada.

Na ocasião, a empresa divulgou uma nota na qual afirmava que "atende a todos os requisitos e protocolos de testes de matéria prima exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento". No texto constavam outros esclarecimentos: "A investigação do Ministério Público está concentrada no transporte entre o produtor leiteiro e os postos de resfriamento, onde o produto fica armazenado antes da entrada em nossa fábrica. A empresa permanece à disposição do MP e MAPA, no que for solicitado". 

As informações são do G1 RS

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures