ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RS: Deflagrada terceira fase da Operação Leite Compen$ado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/11/2013

3 MIN DE LEITURA

8
0
Nesta quinta-feira, 7, o Ministério Público deflagrou, na cidade de Três de Maio, Noroeste do Estado, a terceira fase da Operação Leite Compen$ado. Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em quatro locais. Entre o material recolhido estão anotações, notas fiscais e documentos, além de produtos químicos. Também há mandados de busca e apreensão contra três caminhões de transporte de leite. A ação tem apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Receita Estadual. Coordenam os trabalhos o Promotor de Justiça da Especializada Criminal Mauro Lucio da Cunha Rockenbach, o Promotor de Justiça da Especializada de Defesa do Consumidor Alcindo Luz Bastos da Silva Filho e o Promotor de Justiça de Três de Maio Pablo da Silva Alfaro.

Conforme as investigações, o transportador Airton Jacó Reidel, de 31 anos, chefia uma quadrilha composta pela esposa dele, Rejane Dias, de 32, e pelos seus sobrinhos, Roberto Carlos Baumgarten e Laércio Rodrigo Baumgarten. Os dois últimos são os motoristas do grupo, enquanto Rejane é sócia do marido e proprietária de todos os bens adquiridos através do crime.

A quadrilha adicionava produtos químicos ao leite in natura com a finalidade de mascarar a adição da água e aumentar o volume do produto final para, com isso, elevar a lucratividade. Isso causa redução do valor nutritivo do leite e sérios riscos à saúde dos consumidores. Além disso, eles também acresciam peróxido de hidrogênio (água oxigenada) para elevar a durabilidade do leite, já que o produto químico atua como bactericida. Na prática, o grupo comprava leite prestes a vencer por preço até 50% inferior ao do mercado e, após a manipulação com o peróxido de hidrogênio, repassava para a indústria. O produto elimina as vitaminas A e E e, em altas concentrações, prejudica a flora intestinal.

Airton Jacó Reidel construiu um galpão com portão de correr para que os caminhões, assim que entrassem, fossem escondidos. Isso serviu para despistar a movimentação logo depois da primeira fase da Operação Leite Compen$ado. Nos 15 dias subsequentes à ação, as atividades da quadrilha foram paralisadas.

A fraude foi detectada a partir de informes da Laticínios Bom Gosto (Grupo LBR) ao MP, a partir da assinatura de TAC para a melhoria do controle de qualidade do leite recebido. Três relatórios do laboratório da Univates, credenciado pelo Ministério da Agricultura, apontaram presença de água oxigenada, o que é proibido pelas normas da Anvisa. De acordo com os laudos de condenação de carga de leite da Laticínios Bom Gosto, duas delas, transportadas pelo Transportes Reidel & Dias Ltda, foram rejeitadas em 12 e 15 de outubro devido à presença de peróxido de hidrogênio. A Comércio de Laticínios Mallmann Ltda rejeitou uma carga em 14 de outubro. No laudo, a empresa afirma: “lembramos que análise positiva para peróxido de hidrogênio é fraude. Por meio da adição de peróxido de hidrogênio (Água Oxigenada), uma ação fraudulenta ao leite, busca conservar suas propriedades físico-químicas, inibindo o desenvolvimento de microrganismos contaminantes. Esse tipo de fraude mascara deficiências da higiene nas etapas de ordenha, acondicionamento e transporte”.

Conforme relatório da Receita Estadual, Airton Jacó Reidel foi o responsável, no último ano, pela compra de 25 kg de bicarbonato de sódio, 400 kg de hidróxido de sódio e 110 kg de peróxido de hidrogênio. O Promotor Mauro Rockenbach se deslocou para a região ainda durante o final de semana para acompanhar a movimentação do grupo, bem como a realização de testes laboratoriais. Um braço do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) foi enviado para o município de Boa Vista do Buricá, vizinho a Três de Maio, onde foram feitas análises para a detecção de água oxigenada e outros solutos no leite coletado dos transportadores.


Resfriadores ilegais encontrados no galpão usado pela quadrilha


Soda cáustica encontrada foi recolhida

As informações são do Ministério Público do RS.

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PAULO LUIZ ALCANTU

EM 13/11/2013

bom que pegarão estes irresponsáveis porque nos produzimos leite de qualidade com custo alto e ainda somos penalizados com preços baixos que mal da pra pagar a raçao que gastamos e os laticínios ainda manda  no nosso produto queremos ver medidas do governo sobre estas fraldes porque so nos empobrece com produtor brasileiro tem que prender mesmo
RENATO BORGES

MOCOCA - SÃO PAULO

EM 12/11/2013

E para quem acha que grandes empresas não cometem nenhum tipo de adulteração e outros tipos de irregularidades estão muito enganados, justamente pela falta de fiscalização de órgãos competentes e a deficiência destes sistemas é que nunca virão a tona.
RENATO BORGES

MOCOCA - SÃO PAULO

EM 12/11/2013

Esse tipo de crime sempre existiu e sempre vai existir no nosso país, essa nova descoberta é apenas uma pontinha do que acontece, enquanto o nosso setor agropecuário (MAPA) e outros órgãos do setor competente for abandonado e jogado as traças pelos nossos governantes, nosso país nunca servirá de exemplo em boas práticas de fabricação e processamento de produtos de origem animal.
MARCELLO DE MOURA CAMPOS FILHO

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/11/2013

A Leite São Pulo apresentou à Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do MAPA proposta para o Ministério agir no sentido de incluir a fraude no leite como crime hediondo, o que trata os que cometem esse crime com muito mais rigor do que os que cometem crime econômico.



Talvez essa quadrilha não se arriscasse a fraudar leite se a fraude fosse crime hediondo.



Até agora nenhuma entidade da Câmara se manifestou sobre a proposta. Será que são contra a medidas que coíbam a fraude no leite?



Marcello de Moura Campos Filho

PAULO

CHAPECÓ - SANTA CATARINA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/11/2013

Os laticínios deveriam adquirir leite de vaca  dos agricultores cadastrados nos laticínios e fazer o pagamento pela qualidade do leite direto aos produtores e não aos transportadores.Evitaria estas fraudes.
LUIZ FERNANDO LINARDI

IBICARÉ - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/11/2013

Acho que demoraram muito para pegar estas fraudes, testes para pegar estas substancias, são obrigatórios e diários, o SIF orienta o laticínio a fazer os testes todos os dias, pelo que podemos ver pelas fotos a quadrilha vem adulterando leite a muito tempo, gostaria de saber porque nao pegaram estes criminosos antes???
CEZAR AUGUSTO FRIES

SÃO MIGUEL DO OESTE - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/11/2013

As nossas leis favorecem esse tipo de criminozos. Até quando isso vai continuar acontecendo? Como fica a cabeça do consumidor?

Quem produz com seriedade poduto de qualidade paga junto.

quem faz isso é os atrvessadores eu duvido que tem empresas que tem nome e marca para zelar va fazer uma coisa dessa. Por isso ta dado é facil de parar com isso , é só proibir leite de terceiros.
DÉBORA KARINA DA ROSA

TRÊS DE MAIO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/11/2013

Mas é uma vergonha isso... enquanto uns trabalham para a produção de alimento de qualidade outros esculhambam sem o minimo de consideracao com o consumidor.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures