RS: cooperativas podem se unir para ficar competitivas
Para garantir o próprio crescimento as cooperativas do Rio Grande do Sul estão se unindo. A Piá, já está liderando a criação de uma "megacooperativa" na região de Pelotas. A idéia é criar sinergias logísticas e comerciais que aumentem a competitividade, tornando-as capazes de disputar mercado em pé de igualdade com as grandes indústrias que estão investindo cada vez mais no estado. "O ideal é buscar construir uma marca regional e forte", destacou o superintendente da Piá, José Mário Hansen.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
A idéia é criar sinergias logísticas e comerciais que aumentem a competitividade, tornando-as capazes de disputar mercado em pé de igualdade com as grandes indústrias que estão investindo cada vez mais no estado. "O ideal é buscar construir uma marca regional e forte", destacou o superintendente da Piá, José Mário Hansen.
Para ele, a megacooperativa, somada aos demais investimentos no setor, ajudará a dar vazão a toda a capacidade da ordenha gaúcha. "Em dois ou três anos a indústria local deve atender à necessidade de transformação da produção, seja por meio de novas entrantes ou com a evolução das atuais", previu.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

VERA CRUZ - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 16/06/2008
Para isto a Piá tem credencial, produtos renomados e uma história de fomento peculiar. Se estes valores forem preservados, com certeza a iniciativa terá sucesso.
Saudações!
Jorge Antonio Loebens.

BRAÇO DO NORTE - SANTA CATARINA
EM 15/06/2008

TAPEJARA - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO
EM 13/06/2008

SÃO FRANCISCO DE SALES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE
EM 13/06/2008
Saudações.

IJUÍ - RIO GRANDE DO SUL - ESTUDANTE
EM 11/06/2008
Todas as cooperativas já passaram e/ou passam por muitas dificuldades, mas não com sabedoria. É necessário que se ajustem às necessidades desse mercado dinâmico (globalizado), altamente competitivo.
Exercer o princípio da cooperação é muito importante, mas também usar da sabedoria pra se defender das inconformidades que as questões econômicas e financeiras nos remetem costantemente.
A criação ou formação de parcerias, centrais de cooperativas, já foram muito produtivas no passado; acabaram por enfraquecer com o tempo, em virtude de problemas administrativos a principio, entre outras coisas.
Ainda acredito que pode ser um bom momento para se tentar reestabelecer essa idéia, adicionar as forças, fortalecer o cooperativismo.

SANT'ANA DO LIVRAMENTO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 11/06/2008
Fernando Bueno Simões Pires
Produtor de leite em Livramento-RS