A chuva de ontem (13) trouxe a esperança de amenizar prejuízos na produção de leite. Agricultores prevêem que o pasto terá vitalidade em até três dias, o que vai qualificar a alimentação do gado leiteiro. Nos últimos três meses, o setor teve quebra de até 30% nas Missões. "O leite vai cobrir gastos e garantir nossa continuidade no campo", disse o agricultor Luís Wolf, de Sete de Setembro, um dos primeiros municípios a decretar situação de emergência devido à estiagem.
Em Santana do Livramento a quebra na produção leiteira também está na casa dos 30%, em razão da falta de massa verde. Na tentativa de recuperar o estado dos animais, pequenas lavouras de milho são cortadas para alimentar o rebanho. Segundo o extensionista da Emater Alcedir dos Santos, alguns agricultores pretendem replantar as lavouras mesmo fora do ciclo de plantio da cultura. A situação não abrange todo o município, pois há áreas em que a chuva trouxe umidade ao solo, beneficiando especialmente a pecuária de corte e agricultura. "A situação em algumas faixas, como em áreas de assentamentos, é mais preocupante, pois há propriedades em que a água já é escassa até para o consumo humano", comentou.
A chuva de ontem ainda beneficiou a soja. Em São Borja, foram cultivados 50% dos 30 mil hectares previstos. Agora, a alternativa no município é o plantio de sorgo, girassol ou milho safrinha. Em Santa Rosa, a planta está em fase de desenvolvimento do grão e, segundo o agrônomo Jairton Dezordi, se continuar chovendo, agricultores poderão ter boa colheita.
As informações são do jornal Correio do Povo/RS, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
RS: chuva deve melhorar condição do gado de leite
A chuva de ontem (13) trouxe a esperança de amenizar prejuízos na produção de leite. Agricultores prevêem que o pasto terá vitalidade em até três dias, o que vai qualificar a alimentação do gado leiteiro. Nos últimos três meses, o setor teve quebra de até 30% nas Missões.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
SÁLVIO ANDRADE FINCATTO
GOIÂNIA - GOIÁS
EM 15/01/2009
A chuva foi insuficiente para recuperar a estiagem que afetam a produção de grãos no Estado, mas melhorou as condições de pastagem. Os principais benefícios foram para a pecuária, o gado já perdia peso devido à precariedade das pastagens e aguadas. A previsão agora é de recuperação, principalmente dos campos nativos. Estamos na expectativa de que também possa haver aumento da produção de leite, mas principalmente na melhora do preço do leite pago ao produtor rural.
Sálvio Andrade Fincatto
Goiânia/GO
Sálvio Andrade Fincatto
Goiânia/GO