Rossetto: Inspeção unificada sai até final do ano
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Segundo Rossetto, o ministério apresenta amanhã, na feira, um projeto para garantir a simplificação da legislação sanitária sem afetar a qualidade da produção. A proposta foi concluída na última semana por um grupo interministerial, constituído para estudar as principais dificuldades enfrentadas hoje pelas agroindústrias familiares e apontar soluções. "O sistema hoje em vigor é inaceitável por ser burocrático e inibir o acesso a mercado", criticou Rossetto. "Precisamos acabar com essa irracionalidade de que um produtor com SIM (Sistema Inspeção Municipal) não possa vender para outros municípios".
De acordo com Rossetto, a licença deve ter validade nacional e pode entrar em vigor por meio de projeto de lei ou decreto.
A medida atende a uma reivindicação dos agricultores. "A expectativa é de, no próximo ano, poder comemorar a superação dos entraves para a comercialização dos nossos produtos", disse o presidente da Fetag, Ezídio Pinheiro, que festejou a inauguração do pavilhão. "É uma vitória dos movimentos sociais. Começamos essa discussão há sete anos, embaixo de uma lona provisória no parque", lembrou.
Construído em parceria entre Estado e União, o pavilhão, de 4,2 mil metros quadrados, recebeu aporte de recursos federais (R$ 758 mil) e estadual (R$ 152 mil). "É a melhor estrutura de todos os pavilhões do parque. Foi o primeiro passo. A idéia é ampliar ainda mais o local, para acomodar um número maior de expositores", revelou Rigotto.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

PRINCESA - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 05/12/2005
É um absurdo querer comparar um estabelecimento com SIM, chegar os patamares de um com CISPOA ou SIF, pois as condições de tecnologia e controle de qualidade dos produtos, entre um e outro é muito relevante.
Acho que deveria ter mais estudos sobre este assunto, pois quem fiscalizara estas inspeções municipais? O governo do estado? O qual nem técnicos para realizarem inspeção dos estabelecimentos no estado têm, tendo muitos estabelecimentos prontos, aguardando pessoal para as tarefas. O governo federal? O mesmo tem que contratar técnicos cedidos para cumprirem os cargos que estão faltando.
Onde vamos parar com a segurança alimentar que todos querem e devem exigir. Hoje todos querem saúde, com este passo estamos regredindo.

SANTA ROSA - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 02/09/2005

GRAVATÁ - PERNAMBUCO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 29/08/2005

SANTO ÂNGELO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 29/08/2005