Rossetto: Inspeção unificada sai até final do ano

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Até o final do ano, o Brasil terá um novo sistema de inspeção sanitária para os produtos agroindustrializados, com fiscalização unificada para garantir maior acesso ao mercado. O anúncio foi feito ontem pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto, durante a inauguração do Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer. A solenidade reuniu também o governador Germano Rigotto e o secretário da Agricultura, Odacir Klein, entre autoridades e entidades dos produtores.

Segundo Rossetto, o ministério apresenta amanhã, na feira, um projeto para garantir a simplificação da legislação sanitária sem afetar a qualidade da produção. A proposta foi concluída na última semana por um grupo interministerial, constituído para estudar as principais dificuldades enfrentadas hoje pelas agroindústrias familiares e apontar soluções. "O sistema hoje em vigor é inaceitável por ser burocrático e inibir o acesso a mercado", criticou Rossetto. "Precisamos acabar com essa irracionalidade de que um produtor com SIM (Sistema Inspeção Municipal) não possa vender para outros municípios".

De acordo com Rossetto, a licença deve ter validade nacional e pode entrar em vigor por meio de projeto de lei ou decreto.

A medida atende a uma reivindicação dos agricultores. "A expectativa é de, no próximo ano, poder comemorar a superação dos entraves para a comercialização dos nossos produtos", disse o presidente da Fetag, Ezídio Pinheiro, que festejou a inauguração do pavilhão. "É uma vitória dos movimentos sociais. Começamos essa discussão há sete anos, embaixo de uma lona provisória no parque", lembrou.

Construído em parceria entre Estado e União, o pavilhão, de 4,2 mil metros quadrados, recebeu aporte de recursos federais (R$ 758 mil) e estadual (R$ 152 mil). "É a melhor estrutura de todos os pavilhões do parque. Foi o primeiro passo. A idéia é ampliar ainda mais o local, para acomodar um número maior de expositores", revelou Rigotto.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Huberto Andrade Pacheco
HUBERTO ANDRADE PACHECO

PRINCESA - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/12/2005

Inspeção unificada, que absurdo, pois todos sabem que muitos municípios que tem SIM e que nem veterinário tem ou tem e não aparece para realizar a inspeção e controle dos estabelecimentos. O desleixo de muitos fazem que o consumidor despreparado e sem informações consuma muitos produtos com grande risco para sua saúde.



É um absurdo querer comparar um estabelecimento com SIM, chegar os patamares de um com CISPOA ou SIF, pois as condições de tecnologia e controle de qualidade dos produtos, entre um e outro é muito relevante.



Acho que deveria ter mais estudos sobre este assunto, pois quem fiscalizara estas inspeções municipais? O governo do estado? O qual nem técnicos para realizarem inspeção dos estabelecimentos no estado têm, tendo muitos estabelecimentos prontos, aguardando pessoal para as tarefas. O governo federal? O mesmo tem que contratar técnicos cedidos para cumprirem os cargos que estão faltando.



Onde vamos parar com a segurança alimentar que todos querem e devem exigir. Hoje todos querem saúde, com este passo estamos regredindo.
Guilherme Dahmer
GUILHERME DAHMER

SANTA ROSA - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/09/2005

Sim, podemos unificar as inspeções. Desde que haja uma reforma total nas inspeções municipais, pois não temos como comparar uma produto SIM com um SIF hoje em dia.

Edson Felix Costa
EDSON FELIX COSTA

GRAVATÁ - PERNAMBUCO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 29/08/2005

Se compararmos a qualidade dos alimentos vendidos em barracas, biroscas e botecos ditos "Inspecionados" pelos serviços municipais de inspeção, podemos ir pondo as barbas de molho e nos preparar para correr todos os riscos que os alimentos manipulados sem os devidos cuidados podem oferecer.
Luiz Miguel Saavedra de Oliveira
LUIZ MIGUEL SAAVEDRA DE OLIVEIRA

SANTO ÂNGELO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/08/2005

Isto vai ser uma "MARAVILHA", pois quantas prefeituras ficam sem profissionais da área, e o SIM (Sem Inspeção Mesmo) segue a todo vapor, ou questões políticas locais que interferem, sobre a qualidade do serviço, como protejer a população das fraudes e picaretagens de outros municípios. Somente com um órgão que fiscaliza-se itinerantemente cada localidade. Mas isto funcionaria? ESTA MEDIDA É PREOCUPANTE!
Qual a sua dúvida hoje?