Rodrigues propõe PAC exclusivo para agricultura
O ex-ministro da Agricultura e coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues, propôs ontem ao seu sucessor, o ministro Luís Carlos Guedes Pinto, a elaboração de um Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) exclusivo para a o setor agrícola brasileiro.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Segundo o ex-ministro, "o governo não teve tempo de terminar todos os estudos de um projeto para o setor" antes de apresentar o PAC, anteontem. "Já que não saiu nada para a agricultura, é hora de fecharmos com as lideranças rurais, com o setor privado, o parlamento, o governo e academia um pacote", disse.
Os seis pontos propostos por Rodrigues a Guedes para o PAC da Agricultura são:
- A implementação do seguro rural com ênfase na criação do fundo de catástrofe;
- Ampliação dos recursos para a defesa sanitária, com a complementação da rastreabilidade e da certificação;
- Política de fomento e financiamento a cooperativas e associações de produtores para agregar valor a produtos exportados;
- Desoneração fiscal de toda a cadeia;
- Incentivo ao financiamento privado de pesquisas na Embrapa e;
- Ampliação do apoio à agroenergia com prioridade ao tema nas negociações internacionais.
As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

ARAGUATINS - TOCANTINS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE
EM 07/02/2007
Abraços a todos!

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 27/01/2007
Como iremos produzir mais? Só se for para aumentar o prejuízo, leite com baixos preços, carne na maior crise do setor, soja e milho não precisamos comentar. O que fazer, produzir sem preços mínimos, sem garantias, sem mercado interno e com um dólar a R$2,14, é suicídio do setor. Estamos vivendo um monopólio privado, a pecuária de leite e de corte foi escravizada pelas grandes empresas. O que fazer? Não sei se PAC irá resolver, mas qualquer ajuda é bem vinda.

IGUATAMA - MINAS GERAIS
EM 27/01/2007
CARMO DA CACHOEIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ
EM 26/01/2007
Parece que o nosso colega ex-ministro Sr. Roberto Rodrigues, ainda está contaminado com os maus costumes palacianos.
É com muita humildade e sem querer duvidar da capacidade extraordinária do Sr. Roberto Rodrigues, que vou discordar do PAC Agropecuário. Discordo, como também discordo do PAC Convencional do governo Lula, já fadado ao fracasso !
Os problemas são de ordens estruturais, e se não forem priorizados, podem vir mil PAC´s milaborantes que não dará certo nenhum deles.
A lição de casa deve ser feita... vamos lá :
1. O governo tem que parar com a gastança desordenada e desenfreada.
2. O ajuste fiscal ou seja a diminuição da carga tributária deve acontecer para desonerar o setor produtivo, gerando renda e empregos.
3. E a taxa do câmbio deve ser ajustada, com um real menos valorizado, priorizando o setor produtivo que exporta e não gerando empregos no exterior!
Simples não é, porém com um pouco de vontade política.
Saudações

GOIÂNIA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 26/01/2007
Tenha um bom dia!
CAÇU - GOIÁS
EM 25/01/2007
Acredito que as lideranças rurais deveriam se reunir e exigir de seus representantes no congresso que pelo menos não permitissem a criação de medidas que onerem ainda mais o setor, pois com o PAC, alguém terá que pagar a conta. Será que novamente será a agropecuária?
Muito obrigado.

SOROCABA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 25/01/2007
Na minha opinião, o que falta para a agropecuária brasileira, assim como a todos os outros setores, é um plano estratégico, com objetivos claros e ambiciosos, com prazos de execução para cada etapa, elaborado com a contribuição e o compromisso de todos os agentes envolvidos na sua execução.
Pacotes normalmente são remendos de emergência, que têm eficácia pontual e curta, justamente por não agir sobre as causas dos problemas estruturais e sim sobre as conseqüências.
Pior ainda é esse tal PAC, que mais se assemelha a um espetáculo pirotécnico, de conteúdo superficial e eficácia duvidosa. Desculpe-me, ministro Rodrigues, mas não é disso que nossa agricultura necessita.

TUPI PAULISTA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE
EM 25/01/2007
É muito triste que um dos principais segmentos da economia (agropecuária) seja tratado com tanto descaso. Brasileiros como o Sr. R. Rodrigues nos dá uma esperança, uma luz no final do túnel.