RO: suposta "cartelização" pode gerar uma CPI

O pedido de C.P.I. foi anunciado no último sábado (02) pelo deputado Jesualdo Pires. Segundo ele, diversos produtores de leite da região o procuraram denunciando a prática de unificação de preços pagos aos fornecedores, abaixo do que seria normal nesta época do ano e, para piorar, os preços continuam o mesmo para o consumidor.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Um pedido de C.P.I. foi anunciado no último sábado (02) pelo deputado Jesualdo Pires. Segundo ele, diversos produtores de leite da região o procuraram denunciando a prática de unificação de preços pagos aos fornecedores, abaixo do que seria normal nesta época do ano e, para piorar, os preços continuam o mesmo para o consumidor. "O produtor de leite do nosso estado não pode mais ser prejudicado pelos laticínios, chega de amargar prejuízos e jogar leite fora. Se isto realmente estiver acontecendo (a cartelização dos preços) a Assembléia vai tomar as providências, e espera contar com o apoio do Governo do Estado", disse o deputado.

O secretário da Agricultura, Carlos Magno, e o governador Ivo Cassol concordaram plenamente com a decisão anunciada pelo deputado Jesualdo Pires, dizendo que o Governo é parceiro do produtor rural e da Casa de Leis, principalmente quando for para defender os agricultores e pecuaristas do estado. Segundo Magno, "muitos pequenos produtores investiram em inseminação, tecnologia e tanques de resfriamento esperando receber mais pelo leite e, com a queda dos preços nos laticínios, agora estão endividados".

Cassol declarou que a secretaria de Agricultura também irá investigar a denúncia do deputado. Caso seja confirmada, irá tomar as providências cabíveis, se for preciso cancelando os incentivos fiscais concedidos ao laticínios que se instalaram no estado. "É preciso haver competitividade e pagamento justo a quem trabalha. Baixar o preço do leite pago ao produtor sem baixar para o consumidor, e ainda unificar o preço para baixo é ir contra a população e a classe produtora, e isso não vamos aceitar calados", disse o governador.

Segundo Jesualdo Pires, o pedido de instalação da C.P.I. do Leite acontecerá já na primeira sessão da Assembléia, marcada para a tarde desta terça-feira, quando ele irá explicar aos demais membros da Casa a situação dos produtores de leite e colher as assinaturas necessárias. Paralelamente, o Governo do Estado, através da Seagri, irá verificar junto aos produtores e laticínio, os preços pagos pelo leite in natura que chega para beneficiamento, que apresentaram queda de 16%, e os preços de venda ao consumidor final.

Fonte: Decom (Departamento de Comunicação Social), Governo de RO.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Helvecio Oliveira
HELVECIO OLIVEIRA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 06/08/2008

O Senhor deputado poderia levantar essa bandeira junto aos demais estados da federação. Seguramente terá o apoio de mais de 5 milhões de produtores no país inteiro.
Qual a sua dúvida hoje?