RO: adesão a greve aumenta em todo o Estado
De acordo com o presidente da Federação de Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), Lázaro Aparecido Dobre, nesta segunda-feira (15), a greve dos produtores de leite já atingia 100% dos laticínios no Estado. Segundo ele, os municípios que ainda não haviam aderido ao movimento como Cacoal, Mirante da Serra e Ministro Andreazza já tiveram seus laticínios interditados pelos produtores agrícolas.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Dobre informou ainda que existam rumores de que proprietários de laticínios estariam reunidos para tentar um acordo. "Essa informação chegou até a federação hoje pela manhã, mas não sei se é verdade. A única coisa que posso afirmar é que ninguém nos procurou para qualquer tipo de negociação, desta forma continuamos com a greve. Está tudo parado", declarou.
O presidente da Fetagro acredita que ao longo da semana alguns municípios já estarão sem produtos para comercializar, a exemplo de Ji-Paraná. "Aqui já tem pontos onde não há leite nem derivados nas prateleiras", informou.
Ontem, a Fetagro apresentou as reivindicações que foram feitas aos proprietários de laticínios e que, por não terem sido atendidas, desencadearam a paralisação da entrega do leite. Foram as reivindicações:
1. Garantia que não haja redução no preço do produto;
2. Reposição das perdas do preço do leite entregue em junho de 2008 e pago ao produtor em julho de 2008.
3. Divulgação da pauta de preços 30 dias antes do pagamento;
4. Uniformidade de pagamento pelo produto sem distinção do tipo do produtor (pequeno, médio ou grande), podendo apenas ser aceitável a diferença no preço em função da qualidade do produto);
5. Liberdade de entrega do produto, podendo os (as) produtores (as), seu critério entregarem sua matéria prima para quaisquer laticínios a sua livre escolha.
As informações são do site Rondoniagora, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

GOUVÊA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 16/09/2008
Somos a indústria, temos que vender nosso produto e não entregá-lo! A mentalidade tem que mudar, os compradores são indústria da transformação daquilo que fabricamos.
Parabéns FETAGRO pela corajosa atitude, resistam, vai dar certo, suas reinvidicações são justas e honestas, trata-se da libertação da escravidão. Como diz a bandeira de Minas: "Libertas quae sera tamen" (liberdade ainda que tardia).
Belo exemplo companheiros de Rondônia.

OUTRO - RONDÔNIA - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE
EM 16/09/2008
Então enquanto eles não atingirem seus objetivos eles não vao chegar no preço justo, isso e é feito todas as vezes que estão com os estoques elevados, o que surpreendeu é a época de baixa produtividade, mas com certeza o motivo é esse, porque os preços no consumidor final não cairam.
CAÇU - GOIÁS
EM 16/09/2008