Buscando agregar valor à produção leiteira, criadores de gado da comunidade de Boa Vista, em Serra Negra do Norte (RN), decidiram construir uma queijaria padrão comunitária e já estão colhendo frutos. Os 28 produtores da Associação Comunitária dos Produtores Rurais da Boa Vista qualificaram a produção de queijo coalho e abriram novos mercados. Atualmente são processados no local 400 litros de leite por dia. A capacidade é para 1 mil.
Hoje, além de vender o queijo coalho com a marca 'Comunidade Boa Vista' na própria cidade de Serra Negra do Norte e em Caicó, os produtores também passaram a comercializar o produto no 'Cantinho Sertanejo', tradicional ponto de vendas de produtos regionais, em Natal.
Além disso, há negociações em curso com uma distribuidora de frios do estado, o que pode abrir novas perspectivas de mercado.
Segundo a criadora de gado e tesoureira da Associação Comunitária dos Produtores Rurais da Boa Vista, Maria Betânia Faria de Araújo, a construção da queijeira comunitária é resultado da união dos produtores, que se capitalizaram para entrar com 10% dos R$ 150 mil investidos na unidade. O restante dos recursos veio do Programa de Desenvolvimento Solidário do Banco Mundial (Bird), da Secretaria de Agricultura e da Pesca do governo do Estado e da prefeitura de Serra Negra do Norte.
"Um dos próximos passos é buscar o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), o que vai permitir que o queijo coalho do Seridó chegue em São Paulo e Brasília, cidades onde a comunidade nordestina é muito grande", disse Pedro de Medeiros, do Sebrae no Rio Grande do Norte.
As informações são da Agência Sebrae de Notícias.
RN: produtores se unem e produzem queijo
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.