A inauguração do Centro de Tecnologia do Queijo (CTq) em Currais Novos (RN), deve impulsionar a atividade leiteira na região de Seridó, segundo o secretário de Agricultura local, Ricardo Valério.
O centro, segundo a reportagem do Diário de Natal, não será uma unidade de produção, mas uma instituição de educação, pesquisa e difusão, cujo objetivo é formar e capacitar pequenos produtores e qualificar mão de obra para a agroindústria.
O CTq é equipado com unidade de produção, laboratório físico-químico, laboratório microbiológico, cinco salas de aula, sistema de tratamento de afluentes e barreira sanitária. Ao todo, foram investidos R$ 880 mil no projeto, que foi concebido originalmente para ser uma empresa de laticínio estatal, concorrendo com o produtor que se propunha a capacitar.
Para evitar essa concorrência, o Conselho Gestor promoveu mudanças no projeto original, vetando a produção de leite e laticínios e transformando o CTq em uma unidade que promove o desenvolvimento da cadeia leiteira.
''A melhoria na qualidade do produto fabricado vai agregar valor ao setor de laticínios do estado'', disse o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, José Rufino Júnior.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.