A estiagem de mais de um mês no Rio de Janeiro têm prejudicado a produção de leite. A falta de pastagem para garantir alimentação do gado e a seca nos rios exigem do produtor um gasto maior com ração e bebedouros.
"Os custos dos produtores nesta época do ano são muito altos e não são totalmente repassados para o consumidor", explica Carlos Alberto Ribeiro, representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio (Emater-Rio) em Vassouras. "A cada ano percebemos que a seca está mais acentuada", diz.
De acordo com Ribeiro, a queda na produção de leite gira em torno de 30% nessa época do ano. Em contrapartida, o preço sobe na mesma proporção. Na região Sul Fluminense, o preço do leite teve alta de 32,5% em relação a julho do ano passado, ficando em R$ 0,53. Ainda assim, segundo produtores, o aumento no preço não equilibra a queda da produção.
Os produtores de leite do Norte do Rio também esperam ansiosamente por chuvas em agosto e setembro. Caso contrário, a situação chegará ao "caos". "No ano passado, tivemos uma situação inversa, com chuvas intensas", diz Luiz Carlos Guimarães, da regional da Emater.
As informações são de Carolina Machado, para a Gazeta Mercantil.
RJ: estiagem prejudica a produção de leite
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.