A Cooperativa Central dos Produtores de Leite (CCPL), em São Gonçalo - RJ, fechada em 2002 por problemas administrativos, volta a sua atividade no início de fevereiro. À volta ao funcionamento, segundo Ricardo José Bastos, presidente da comissão técnica da pecuária de leite da FAERJ, ocorreu devido à governadora do estado ter assinado um decreto, que criou um fundo próprio para recuperação da fábrica da CCPL. Este fundo, de acordo com Bastos, é gerado através da recuperação do crédito de ICM.
Segundo Bastos, a perspectiva é que a CCPL, no mês de sua reinauguração, processe por volta de 150 mil litros de leite por dia e chegue até 250 mil litros de leite por dia nos próximos meses. A fábrica antes da sua intervenção tinha capacidade de processar 500 mil litros de leite por dia, mas de acordo com Bastos, com a deterioração de algumas máquinas esta capacidade não será alcançada.
"Existe a possibilidade da compra de novas máquinas, como também há possibilidades de parcerias com algumas cooperativas que estejam com máquinas ociosas, que poderão processar leite para a CCPL", acrescenta.
Bastos espera que a CCPL volte a balizar os preços dentro do estado e a organizar toda a cadeia produtiva do Rio de Janeiro. "Isso sem dúvida beneficia os produtores e as cooperativas".
Este e outros fatores ligados ao funcionamento da CCPL, conforme Bastos, ainda serão discutidos em uma reunião que acontecerá semana que vem. Nela estarão presentes os administradores da CCPL, FAERJ e o secretário de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior. Joice Rodrigues, da Equipe MilkPoint.
RJ: CCPL volta a funcionar após 4 anos
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.