Resíduo de etanol de milho pode afetar mercado da soja
O crescimento da produção de etanol refletirá também no mercado mundial de grãos. O subproduto da indústria de etanol a partir do milho, conhecido por DDG (sigla em inglês para grão de destilaria seco), poderá substituir parcialmente os farelos de soja e milho na alimentação animal.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Só os Estados Unidos vão esmagar este ano algo entre 80 e 85 milhões de toneladas de milho para a fabricação de etanol. Desse volume, 32% serão transformados em DDG. Com isso, a oferta poderá chegar a 27,2 milhões de toneladas que serão destinadas ao mercado de nutrição animal em substituição aos farelos convencionais.
A China, maior compradora mundial de soja e principal destino da oleaginosa brasileira, é uma que aproveitará o DDG e deverá reduzir a aquisição de soja a partir do ano que vem.
Para o analista de commodities da corretora de grãos Cerealpar, Steve Cachia, as indústrias chinesas de ração ainda não têm acesso a uma grande oferta do resíduo do milho no curtíssimo prazo, mas isso deve mudar. A China triplicará o consumo de milho para a produção de etanol até 2010, das 5 milhões de toneladas atuais para 15 milhões de toneladas. Com isso, o país atingirá a produção de 4,8 milhões de toneladas de DDG.
No médio prazo, o DDG deverá se firmar como matéria-prima para ração animal e assim ter o preço seguindo as tendências da cotação do milho, informou Luiz Silveira, do Diário do Comércio e Indústria.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

SÃO PAULO - SÃO PAULO - TRADER
EM 27/03/2007
Só que tudo isso se o preço do petróleo (P) continuar em alta, pois se voltar ao patamar de US$ 20-25 por barril é bem provável que todo este discurso caia por terra, pela questão óbvia, custo.
Há quem diga, no mercado de suplementação animal, que todo raciocínio (política) ambientalista da U.E e EUA está embasada nas seguintes equações:
Se P > $50 - Nova matriz energética
Se P < $50 - Manutenção da matriz atual

QUIRINÓPOLIS - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 27/03/2007

CAMPO FLORIDO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE
EM 26/03/2007
Notícia interessante, mas gostaria de saber mais sobre o produto. Mesmo porque o consumo do milho será muito alto, 68%, sem retorno do DDG.
Gostaria de saber mais.
Abraços

PASSOS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 26/03/2007