Relatório da UE revela previsões de 2007 a 2014
Segundo o último relatório da Comissão Européia, divulgado em julho, o declínio recentemente observado na produção de leite da União Européia (UE) em um período de ambiente de mercado favorável caracterizado pelos altos preços internos e mundial teve um profundo impacto nas atuais perspectivas de médio prazo para fornecimento de leite e mercado de commodities lácteas. Sendo assim, a previsão de médio prazo para a produção de leite da UE foi revisada para baixo comparado com os relatórios anteriores.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
A produção de leite na UE-27 (inclui todos os estados membros incluídos no bloco após sua ampliação em janeiro deste ano) está projetada para expandir em uma taxa modesta durante um curto período, de acordo com o aumento nas cotas de produção concedido a onze estados membros da UE-15 (países membros até a ampliação do bloco para UE-25 em maio de 2004).
Entretanto, no médio prazo, a produção de leite declinará gradualmente para um nível de 148,2 milhões de toneladas em 2014, direcionada por um firme decréscimo na produção de subsistência da UE-12 (países membros até a ampliação do bloco para UE-15 em 1995). O rebanho da UE-27 deverá cair de 24,2 milhões de cabeças em 2006 para cerca de 22 milhões de animais em 2014.
A produção de queijos na UE-27 deverá se expandir no médio prazo em 10%, direcionada pelos contínuos fortes aumentos nos países da UE-12. As exportações deverão se expandir no curto prazo, mas o crescimento no consumo doméstico absorveria a maioria do aumento na produção de queijos, levando a um firme declínio nas exportações no médio prazo.
Devido à menor oferta de leite e à maior produção de lácteos de maior valor agregado, os produtos lácteos populares continuarão declinando durante o período projetado. A produção de manteiga na UE-27 deverá cair levemente para menos de 2 milhões de toneladas em 2014. As menores disponibilidades e maior competição no mercado mundial levarão ao declínio nas exportações de manteiga.
Os estoques de intervenção, que foram esvaziados no primeiro semestre de 2007, permanecerão vazios até o final de 2014. Os desenvolvimentos de médio prazo mostram uma continuação da tendência de queda na produção de leite em pó desnatado, embora em uma taxa mais limitada. As exportações de leite em pó desnatado deverão cair durante o período previsto, e o declínio na produção, combinado com a demanda doméstica estagnada, manterão os preços na UE bem acima dos preços no mercado mundial.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

ESMERALDAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 15/08/2007

EDEALINA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 11/08/2007
Precisamos unir a classe produtiva para poder negociar de forma mas interessante, tais como contratos de entregas preços garantidos ou coisas do tipo.

CASCAVEL - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 10/08/2007
Giovani