Apesar da queda nas vendas em volume, o aumento dos preços impulsionou o rápido crescimento do valor no mercado de queijos do Reino Unido. A previsão é que esse crescimento continue, e a Mintel prevê que o valor das vendas chegará a £4,5 bilhões (US$ 5,72 bilhões) até 2028.
O consumo de queijo no Reino Unido continua alto, com cerca de nove em cada dez pessoas consumindo ou usando-o regularmente. O cheddar continua sendo o queijo favorito do país. Seu preço acessível e a possibilidade de reduzir o preço ajudaram-no a ganhar participação no mercado com a redução da renda, observam os analistas da pesquisa. Durante a atual crise de custo de vida, o queijo de marca própria aumentou enormemente sua participação no mercado.
No entanto, à medida que as finanças das famílias começarem a se recuperar, haverá uma oportunidade para incentivar a compra. Muitos compradores estão interessados em comprar mais queijos especiais, variedades continentais e opções de marca em vez de queijos de marca própria. Um destaque para o sabor e como aproveitá-lo ao máximo não será ruim para aumentar a relevância, com metade dos compradores de queijo querendo dicas para realçar o sabor de seus queijos favoritos.
A sustentabilidade ficou em segundo plano para muitos em meio à redução da renda, no entanto, prevê-se um aumento a longo prazo. Isso alimenta o interesse em pratos à base de vegetais, abrindo oportunidades também para o queijo, com cerca de dois quintos dos compradores interessados em mais dicas para usar esses produtos lácteos em pratos à base de vegetais. Muitas marcas de queijo oferecem ideias de receitas on-line, mas garantir que elas cheguem aos compradores é crucial para capitalizar totalmente essa oportunidade, acrescenta a Mintel.
As informações são do Dairy Industries International, tradizidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.