Reino Unido desaprova aumentos diferenciais de cotas

As propostas da União Européia (UE) de fazer aumentos diferenciais nas cotas de leite poderão resultar em mais leite "estrangeiro" entrando no mercado do Reino Unido. A organização britânica <i>Dairy UK</i> escreveu à Comissária Mariann Fischer-Boel argumentando contra a idéia, dizendo que a proposta permitirá que certos Estados Membros expandam a produção mais rapidamente do que sob o cenário originalmente determinado pela Comissão Européia, de aumentos fixos na cota.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

As propostas da União Européia (UE) de fazer aumentos diferenciais nas cotas de leite poderão resultar em mais leite "estrangeiro" entrando no mercado do Reino Unido. A organização britânica Dairy UK escreveu à Comissária Mariann Fischer-Boel argumentando contra a idéia, dizendo que a proposta permitirá que certos Estados Membros expandam a produção mais rapidamente do que sob o cenário originalmente determinado pela Comissão Européia, de aumentos fixos na cota.

A política, de acordo com o Dairy UK, foi proposta por oficiais da Comissão com o objetivo de ganhar suporte de alguns Estados Membros para o pacote do "Health Check" da Política Agrícola Comum (PAC), que deverá ser concordado no Conselho Agrícola de Novembro.

A sugestão é que alguns estados membros seriam capazes de determinar seus aumentos de cota. Como os países com maior apetite para aumentos de cota são os principais exportadores ao Reino Unido, qualquer leite extra produzido teria grande chance de acabar no mercado britânico.

A carta do Dairy UK afirma que a política iria efetivamente discriminar o Reino Unido. A entidade alega também que este sistema prejudica a remoção lenta e gradativa das cotas. A carta argumenta que a revisão da política em 2011 deveria ser descartada à medida que irá inevitavelmente criar incertezas sobre todo o princípio da abolição de cotas.

A reportagem é do Farmers Guardian, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?