A associação que representa a indústria de lácteos britânica, Dairy UK, disse que as últimas propostas feitas por países que não pertencem à União Européia (UE), incluindo Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, pedem que o bloco europeu corte seus subsídios às exportações em 80% em volume e valor até 2010, sendo que metade dos cortes deve ser feito no primeiro ano. Diante disso, a entidade britânica está fazendo um lobby junto à UE para que se mantenha o prazo previsto para a eliminação dos subsídios, que é o ano de 2013.
A Comissão Européia se comprometeu, nas negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) feitas em dezembro passado, a abolir todos os subsídios às exportações até 2013. Além disso, a Comissão disse que "uma parte substancial (da eliminação dos subsídios) será feita até o final da primeira metade do período de implementação".
Cerca de 9% do leite produzido na UE é exportado com a ajuda de subsídios de exportação, de acordo com dados do Dairy UK. O Governo do Reino Unido, da Dinamarca e da Holanda tem discutido este prazo proposto, de 2010.
A reportagem é de Chris Mercer para o site Dairy Reporter.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.